Marabá, 29 de março de 2024

ENCONTRO DE FÉ E POLÍTICA E LANÇAMENTO DO PACTO EDUCATIVO GLOBAL NA DIOCESE DE MARABÁ

23 de junho de 2020   .    Notícias da Diocese

A Diocese de Marabá, por meio da Comissão da Pastoral Fé e Política e Educação, realizou um encontro de formação online, no último dia 20. De acordo com o bispo diocesano, dom Vital Corbellini, o evento foi acompanhado por muitas pessoas que deram o seu aval positivo, apoiando a iniciativa em falar desses assuntos importantes da realidade.

No inicio do encontro de formação teve um momento de espiritualidade, de oração, conduzido pelo Assessor da Comissão da Pastoral Fé e Política e Educação, Pe. Thiago Fiuza, contando também com a participação da Irmã Ana Maria, pertencente à Congregação das Irmãs Filhas do Amor Divino. “Foi importante a oração do terço, neste tempo de pandemia, rezando desta forma por todos os sofredores deste vírus e de outras doenças e mortes em nossa região e no mundo”.

Em seguida Dom Vital Corbellini, bispo diocesano, falou sobre a Fé e a Política nos documentos da Igreja. “Fé e Política estão bem presentes no magistério eclesiástico, seja dos Papas, ressaltando-se a Doutrina Social da Igreja, seja do Concilio Vaticano II, seja dos documentos da CNBB, mas também na Diocese de Marabá. Se a fé nos mostra a luz de Deus, a política nos coloca a organização social em vista do bem comum, conforme o plano de Deus para a vida digna de todos”.

Teve um momento de debate com algumas perguntas e respostas. Em seguida a professora Lady Anne de Souza, especialista em educação do campo, mestra em educação e coordenadora da Comissão da Pastoral fé e política e educação, lançou neste encontro o Pacto Educativo Global do Papa Francisco. A professora ressaltou a intenção do Papa Francisco, o qual propôs para o ano de 2020 a celebração de um Pacto Educativo Global, envolvendo toda a sociedade para que se renove a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações.

Pacto Educativo Global, idealizado por Francisco, tem o objetivo de construir uma aliança entre escola, família e a sociedade com suas melhores energias, para colocar no centro o desenvolvimento integral da pessoa e a proteção da Casa comum. Este assunto despertou o interesse de muitos professores e profissionais da educação em aprofundar o tema em outra oportunidade. Em seguida falou o professor Daniel Seidel, assessor da Repam que falou da Fé e Política na realidade atual, nas pastorais, nos movimentos e nos serviços. Ressaltou a necessidade da Igreja trabalhar sempre mais fé e política nas bases.

“Foi um encontro muito importante, pois se refletiu a fé, como dom de Deus e a política como bem comum para todo o cidadão. Acreditamos que essas formações, ainda que sejam em forma online, possibilitam o interesse de muitas pessoas para viverem bem a fé e a política no mundo de hoje, dons criados por Deus para o bem de todos. Ao mesmo tempo o pacto educativo global do Papa Francisco reconhece a necessidade de formar pessoas maduras na educação, para o bem comum, à casa comum e à gloria de Deus. Louvemos a Deus Uno e Trino, pela equipe que coordenou o encontro de Fé e Política e do lançamento do Pacto Educativo global na Diocese de Marabá”, disse dom Vital Corbellini, bispo de Marabá – PA.

Encontro de Fé e Política e lançamento do Pacto Educativo Global na Diocese de Marabá

FacebookWhatsAppTwitter