Marabá, 29 de março de 2024

Clero

Dom Vital Corbellini

Bispo da Diocese de Marabá

Vital Corbellini foi presbítero da Diocese de Caxias do Sul/RS, ordenado sacerdote em 28/12/1986. Ele nasceu em Boa Vista do Sul (Garibaldi/RS), no dia 01 de dezembro de 1959. Ele é filho de Hermínio (+03.03.99) e de Luiza Maria Coppi Corbellini (+28/03/09). Ele é o sexto de uma família de oito irmãos e irmãs que se chamam: Helena, Carlos Alberto, Terezinha, Roque (+08/07/06), Antônio, Filipe e José.

Fez filosofia na UCS-Caxias do Sul, e o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou em algumas paróquias da Diocese trabalhando muito com os jovens e também nas Missões, em Cuiabá-MT no projeto da CNBB de Igrejas-Irmãs. Fez Mestrado e Doutorado em Roma peloInstitutum Patristicum Augustinianum, Pontifícia Universidade Lateranense. Fez um pós-doutorado em História da Igreja Antiga na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi professor de Patrologia e de História da Igreja Antiga na PUC-RS e atuou no Magistério no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel/PR. Auxiliou também na formação teológica de leigos e de leigas na Diocese de Caxias do Sul. Por dois anos foi coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral. De 2008 até o inicio de 2011 foi Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul. Trabalhou de 2011 a outubro de 2012 em Jarú/RO, como missionário no projeto de Igrejas-irmãs na Diocese de Ji-Paraná/RO.

Foi eleito bispo pelo papa Bento XVI no dia 10 de outubro de 2012 e nomeado para assumir a Diocese de Marabá/PA. Teve sua Ordenação episcopal no dia 30 de novembro de 2012 no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS e tomou posse na Diocese de Marabá no dia 21 de dezembro de 2012, na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Marabá/Pa.