Marabá, 25 de abril de 2024

Nossa Marca

A Diocese de Marabá está localizada no sudeste do estado do Pará, abrangendo 16 municípios da região conhecida como Carajás. Região marcada pelos grandes projetos de expansão do Capitalismo na Amazónia e pelas grandes lutas da Igreja que, historicamente, esteve ao lado dos mais pobres e oprimidos desta região.

O logotipo da diocese quer traduzir em forma e conteúdo tudo o que a diocese, a região e as lutas representam para o Povo de Deus, seguidores e seguidoras de Jesus Cristo, que vive neste chão sagrado.

O mapa da diocese envolve praticamente toda a logomarca, simbolizando o território. o verde das linhas representa a nossa região amazônica, cheia de florestas que ainda resistem contra a ação desordenada do ser humano. É o sinal de esperança e de profecia, pela vida dos povos que aqui constroem sua história.

A Cruz, vermelha, símbolo de nossa fé, marca também a paixão de Jesus Cristo e nossa, no cotidiano da vida e dos desafios da região. Marca com simplicidade e afeto a memória de tantos e tantas que a exemplo de Jesus, doaram e doam suas vidas para que todos tenhamos Vida em abundância (Jo 10, 10).

O circulo com a inscrição ‘IHS’ nos afirma que Jesus, Eucaristia cotidiana, está presente como alimento vivo da nossa caminhada. Conforta-nos e nos ajuda na construção de seu Projeto, é ponto de partida para o Reino que está por vir.

O nome da Diocese aparece em tons de azul, representando os rios que cortam nossa diocese e que também são águas sagradas para nosso povo. A água é o símbolo da vida! A tipografia, com o M estilizado com uma cruz, nos remete à Maria, nossa mãe do Perpetuo Socorro, primeira cristã, que caminha conosco, nos socorrendo nos desafios diários e fortalecendo nossas esperanças, rumo a seu Filho Jesus Cristo.