Marabá, 26 de abril de 2024

A apresentação da Campanha da Fraternidade 2022 na Câmara Municipal de Marabá

18 de março de 2022   .

Na manhã de quarta-feira, do dia dezesseis de março de dois mil e vinte dois, na Câmara Municipal de Marabá foi apresentada pela Pastoral da Educação diocesana, a Campanha da Fraternidade 2022, numa sessão especial, cujo tema é: Fraternidade e Educação e o Lema: Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr 31,26). A abertura da sessão deu-se pela presidência da Câmara dos Vereadores, com o vereador Pedro de Souza e em seguida, o vereador Marcio do São Félix presidiu a apresentação da CF 2022, chamando Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá o qual expôs a parte do escutar do texto base. O ato de escutar é fundamental porque está na linha da comunicação, da informação, da proximidade de um verdadeiro em encontro. No tempo de pandemia da covid 19 foi tudo um aprendizado para os educadores, pás, professores, lideranças comunitárias e religiosas. Nem todos tiveram o acesso ao ensino que é um direito de todos, do estado, da pessoa humana. O contexto familiar é chamado a fazer a educação, missão que é dada também na escola, na comunidade de fé, de esperança e de caridade. O Padre Cícero Edvam Magalhães expôs a segunda parte do texto base que é o discernir, a partir da palavra de Deus: Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr 31,26). Jesus Cristo é o verdadeiro educador, o pedagogo que leva as pessoas à verdade das coisas e do mundo. Ele perdoou a mulher pecadora, e pediu a conversão de vida. A Igreja seguiu o caminho de Jesus com diversos formadores e fundadores de congregações em vista de uma educação integral, solidária, e leve em conta a casa comum. Por fim, Ladyanne de Souza apresentou o agir, parte fundamental em vista das ações para serem feitas e assumidas pela Igreja e pela sociedade em relação à educação. Ela ressaltou a importância do Pacto educativo Global do Papa Francisco que para educar uma criança é preciso uma aldeia. Desta foram dever-se-á ressaltar a aldeia educativa coma presença das lideranças religiosas, das escolas, universidades, dos povos indígenas, ribeirinhos, universidades e também dos responsáveis da política em vista da construção de uma aldeia educativa para realizar o objetivo geral que é o diálogo com a educação na sociedade brasileira em vista de um humanismo integral, solidário e transcendente. Foi ressaltada a presença da Igreja nas escolas e nas universidades, no meio escolar para divulgar a CF 2022, além do nosso compromisso com a educação, parte integrante de todas as pastorais, movimentos e serviços. É preciso ressaltar a formação da Pastoral da educação nas comunidades e nas paróquais da Diocese de Marabá. As pessoas estiveram presentes, a escola Kolping com os seus alunos, educadores e educadoras, e também teve a presença de sacerdotes, de seminaristas e povo em geral das escolas e das universidades, e também da Ordem dos Advogados do Brasil, além era claro a presença de vereadores na sessão importante da Campanha da Fraternidade 2022. Louvemos a Deus por tal ação que tanto enaltece a vida da Igreja pela Campanha da Fraternidade, da sociedade e, sobretudo do Reino de Deus. Vivenciamos o tempo quaresmal com obras boas, de caridade, de oração e de jejum e também aprofundamos a CF 2022 e divulguemo-la em todos os setores da comunidade e da sociedade. O Senhor abençoe a todos.