Marabá, 04 de maio de 2024

A Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança em Marabá

31 de janeiro de 2023   .

A Pastoral da Criança realizou neste final de semana nos dias 28 e 29 de Janeiro no Centro Diocesano de Pastoral (Chácara do Bispo), a Assembleia Diocesana de Avaliação, Eleição e Planejamento, organizada pela Coordenação diocesana da Pastoral da Criança. Com a participação das coordenadoras das paróquias e também com a presença da Irmã Graça, coordenadora Estadual da Pastoral da Criança. A Assembleia iniciou com a missa de abertura no sábado de manhã, presidida pelo Bispo Diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini. Em seguida houve a apresentação pelas áreas de pastoral. Dom Vital falou a respeito dos documentos da Amazônia como o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal: 50 anos do Encontro de Santarém 1972-2022; A Exortação Apostólica Pós-sinodal do Santo Padre Francisco: Querida Amazônia e como a Pastoral se inclui dentro da dinâmica da Igreja amazônica. A Pastoral da Criança salva crianças porque ela está presente nas periferias e locais pobres e também nos centros das cidades, vilas, bairros mais carentes, povos indígenas e povos do campo, acompanhando as crianças, e dinamizando a vida nas comunidades para o Senhor Jesus e para a Igreja. A Coordenação diocesana da Pastoral da Criança na pessoa da Wanessa Rodrigues Dias encaminhou os trabalhos e com sua equipe organizou a assembléia diocesana. Houve o lançamento da Gincana “Eu + um, na missão de multiplicar”, como forma de alcançar as metas de crescimento no acompanhamento de gestantes e crianças de 0 à 6 anos de idade. A Irmã Graça falou da importância de todas as lideranças paroquiais e a diocesana em favor da celebração da vida, da evangelização e da pastoral que atinge muitas famílias, sobretudo as mais necessitadas. Na parte da tarde de sábado a Assembleia assumiu como compromisso, conforme a orientação à nível nacional  que está solicitando a todas os voluntários na divulgação do aplicativo para as mães como uma ferramenta  de missão, para que elas possam acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos. Esta nova forma fará com que as mães sejam também protagonistas, como nos fala o Dr. Nelson Arns na Pastoral da Criança. O Aplicativo ajudará para que haja sempre maior unidade para que a Pastoral cresça sempre com a adesão de mais voluntários e mães acompanhadas pela Pastoral da criança. No domingo houve a eleição onde a Wanessa Rodrigues Dias foi reeleita como Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança tendo também a Paula D´Ávila da Paróquia Santa Maria e a Francinete Marques, da Paróquia Santo como equipe de coordenação na Pastoral da Criança na Diocese de Marabá e como suplente Dione Amorim da Paróquia Cristo Rei. No fim da Assembléia diocesana ocorreu a missa de encerramento, presidida pelo bispo diocesano Dom Vital Corbellini, agradecendo a Deus pela vida da pastoral da criança e também pelo fato de ser domingo, dia do Senhor Jesus, dia da vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Houve também a benção para a coordenação diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Marabá. A Pastoral da Criança é uma pastoral muito importante na vida da família, da comunidade e da sociedade. A Assembleia terminou com o almoço festivo. Louvemos a Deus Uno e Trino pela Assembleia da Pastoral da Criança na Diocese de Marabá.