Marabá, 27 de março de 2025

A beleza das coisas criadas por Deus em Santo Atanásio e a Campanha da Fraternidade 2025.

07 de fevereiro de 2025   .   

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá m- PA.

Nós seguiremos em todo o País, logo mais, a Campanha da Fraternidade 2025
que colocará como lema a beleza da criação proveniente das mãos do Criador. “Deus
viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) diz respeito à nota máxima do Senhor porque
tudo foi modelado em ordem dada por Ele. O ser humano foi criado dentre as criaturas
por Deus, como sua imagem e semelhança (Gn 1,26). É importante ver estas noções em
Santo Atanásio de Alexandria, bispo no século IV uma vez que exaltou a criação do
Senhor e como este ponto é fundamental em ligação com a nossa Campanha da
Fraternidade 2025, assumida pela Igreja no Brasil e pela Conferência Nacional dos
Bispos do Brasil.
O Criador com o Verbo.
Santo Atanásio afirmou que o Pai clementíssimo do Senhor Jesus, como ótimo
Criador do universo, tudo governou, e fez conveniente o que pareceu justo, pela sua
sabedoria e por seu Verbo, Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador 1 . Ele criou as coisas de
uma forma bonita, por isso a Escritura diz que Ele viu que tudo era muito bom (cf. Gn
1,31). Deus o quis assim de modo que nenhuma pessoa duvidasse da bondade do
Senhor e do modo como Ele criou as coisas como dom divino para toda a humanidade.
O mundo foi criado com razão.
O bispo de Alexandria afirmou também que o mundo foi criado de uma forma
racional, com razão, sabedoria, ciência e foi adornado de toda a beleza, de tal forma que
a pessoa que contempla a criação chegue a afirmar que o que presidiu e organizou o
universo é Deus, através do seu Verbo 2 . O mundo foi criado na ordem do Senhor e na
sua beleza, para que os seres humanos usassem de seu poder não como dominação, mas
como serviço.
O Verbo criador.
Santo Atanásio disse que o Verbo é criador, com o Pai e o Espírito Santo,
superando a todas as criaturas, mesmo que pela encarnação Ele se tornasse uma criatura
para nos livrar do pecado, do egoísmo e da morte. O verbo não se trataria de uma
palavra no meio de outras palavras, significados, mas do próprio Verbo de Deus bom do
universo, o próprio Deus vivendo e agindo, diferindo de todos os seres criados e de toda
a criação. Ele é o único Verbo do Pai bom, e que organizou o universo e o aclarou pela
sua providência 3 .
O poder de Deus.
1 Cfr. Contra os pagãos, 40. In: Santo Atanásio. São Paulo, Paulus, 2002, pg. 104.
2 Cfr. Idem, pg. 105.
3 Cfr. Ibidem, pg. 105.

Outro elemento importante na colocação da beleza e na ordem das coisas criadas
pelo Verbo do Pai bom, segundo Atanásio é que Ele é o poder de Deus e sabedoria de
Deus (cf. 1 Cor 1,24), fazendo girar o céu, suspendendo a terra e sem que ela assente em
alguma coisa. No entanto Ele a mantém pela sua própria vontade. Através de sua luz, o
sol ilumina a terra e a lua recebe a medida de sua luz; a terra se cobre de uma forma de
cabeleira verdejante com todas as espécies de árvores e de plantações 4 .
Tudo subsiste pelo Verbo de Deus.
Santo Atanásio afirmou que é impossível duvidar da presença de Deus na
criação seja quem for, animal, vegetal e humana. Tudo o que se vê, subsiste pelo Verbo
e Sabedoria de Deus, e que nada do que existe continuaria a existir, se não fosse feito
pelo Verbo divino 5 , segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
A natureza das coisas criadas
A natureza das coisas criadas veio do nada, sendo mortal e no entanto elas se
tornaram bonitas pelo Deus do Universo que é por natureza bom e excelente, e também
criaram-se os seres humanos. O ser divino que é Deus sendo bom como diz a Palavra de
Deus mostra a todos o seu amor. Tudo foi criado pelo Verbo eterno e dado o ser à
criação, não o abandonando pelas suas flutuações, mas pela sua bondade, pelo seu
Verbo que é Deis que também governa e mantém toda a criação 6 .
A manifestação em todas coisas.
A ecologia integral, termo dos tempos modernos, e muito presente no magistério
do Papa Francisco pelo respeito e amor à criação, coloca a importância da interligação
de todas as coisas, dos seres vivos, animais e humanos com o Criador. Santo Atanásio
tinha presente que o Verbo santo do Pai, absolutamente perfeito, manifesta-se em todas
as coisas e ostenta em toda a parte o seu poder, que ilumina as coisas visíveis e
invisíveis, que as contém, e as reúne nele; guarda as coisas e por toda parte, cada uma
de uma forma isolada e em todo o universo de uma forma conjunta. O Senhor mantém a
harmonia das coisas, fazendo com que os seres não lutem contra eles mesmos mas se
reúnem como amigos, amigas, irmãos e irmãs 7 .
O Verbo estava junto de Deus.
Esta harmonia integral, de beleza das criaturas e dos seres humanos
fundamentava-se segundo o bispo de Alexandria, na palavra do evangelista João que
disse: “No começo era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.
Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito” (Jo 1,1-3). Santo Atanásio viu uma
harmonia no universo, como se fosse uma melodia, pela Sabedoria de Deus
aproximando os seres que estão no ar dos que estão sobre a terra, e dos que estão nos
4 Cfr. Ibidem, pgs, 105-106.
55 Cfr. Ibidem, pg. 106.
6 Cfr. Ibidem, pgs. 106-107.
7 Cfr. Ibidem, pg. 107.

céus dos que estão no ar, conduzindo tudo pela sua vontade, ao produzir na beleza e
harmonia um mundo único e uma só ordem do mundo pelo Verbo do Pai segundo o que
lhe agrada. Todos os seres segundo a sua natureza, obtém do Verbo de Deus a vida, a
substância e Ele realiza uma harmonia admirável e divina 8 .
O Senhor Deus fez todas as coisas de modo que tudo foi feito bem pelas mãos de
Deus Pai Criador, pelo seu Filho, o Verbo do Pai e pelo Espírito Santo, Deus Uno e
Trino. A Campanha da Fraternidade 2025 traz um tema bonito, que deve ser assumido
por toda a Igreja: Fraternidade e Ecologia Integral. Ela visa nos tempos da Quaresma a
conversão integral, tendo presente o grito dos pobres e da terra, por vida, paz e amor.
Santo Atanásio nos colocou a beleza e cuidado com a criação pelo Verbo de Deus.

8 Cfr. Ibidem, pg. 108.

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