Marabá, 29 de abril de 2024

A Diocese de Marabá fez a Primeira Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)

03 de julho de 2023   .

Com uma participação superior a trezentos e cinqüenta chegando a quatrocentos jovens, em Itupiranga, Paróquia Santo Antônio, realizou-se a Primeira Jornada da Juventude da Diocese de Marabá, organizada pelo Setor Juventude da Diocese. O objetivo dessa Primeira Jornada foi uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal, de 01 a 06 de agosto, uma vez que a grande maioria da Juventude não poderá ir, devido aos compromissos e também pelo alto custo das passagens. A Diocese fez o encontro com alegria e com amor, especificou o tema: Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1,39), a alegria de a juventude estar unida, cantar louvores a Deus Uno e Trino, ser jovem participativo, seguindo o Senhor Jesus e a Igreja, vivendo na família, na comunidade e na sociedade, ser um jovem missionário onde se estuda, vive e atua. Tudo ocorreu bem porque as paróquias, os sacerdotes, as irmãs, as lideranças enviaram os jovens para a Jornada Diocesana da Juventude.

Os jovens vieram em grande número, tendo também a participação e presença das religiosas Missionárias de Cristo, Adoradoras da Divina Misericórdia, Pequeninas do Sagrado Coração de Jesus, dos padres, da equipe organizadora e estiveram presentes os seminaristas da Diocese de Marabá. A juventude chegou ainda na sexta-feira de tarde, onde ocorreu a acolhida pela equipe organizadora, na parte da manhã do sábado teve formações diversas sobre a missão e o tema da Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Portugal, e na parte da tarde ocorreu uma missão muito bonita nas comunidades da Paróquia Santo Antônio, onde os jovens visitaram as famílias, para rezar, dar a benção, transmitir uma mensagem do Senhor e também ser evangelizado, porque toda evangelização é dar e receber coisas boas e edificantes. Na parte da noite houve uma procissão da paróquia até o local do encontro, a escola Irmã Teresa Torne Roig, EMEF – Escola Municipal de Ensino. No domingo da manhã ocorreram os relatos da missão, a alegria de poder evangelizar as famílias e de ser evangelizado e teve a missa de encerramento da Primeira Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) presidida pelo Bispo diocesano, Dom Vital Corbellini, concelebrada pelos Padres Erick João Rodrigues dos Santos, Padre Adriano Araújo da Silva, Padre Rafael Messias da Silva e Padre José de Arimateia. Marcaram também presenças os padres Cícero Edvam Magalhães e Pedro. A juventude não é simplesmente uma opção afetiva mas efetiva de toda a Igreja do Senhor. O encontro encerrou com o almoço na escola. O Senhor abençoe o Setor Juventude da Diocese de Marabá. Vivamos a alegria e o amor da Juventude em nossa vida familiar, comunitária e social. Deus Uno e Trino seja louvado pela Primeira Jornada Diocesana da Juventude.