Marabá, 29 de abril de 2024

A Diocese de Marabá iniciou a Escola Diaconal São Lourenço

06 de junho de 2023   .

Nos dias 27 e 28 de maio de 2023 iniciou a Escola Diaconal São Lourenço pela Diocese de Marabá. Com a participação de mais de 40 pessoas, a escola diaconal forma homens para o diaconato permanente, serviço tão expressivo na vida da comunidade, da Igreja e no Reino de Deus. O Bispo diocesano Dom Vital Corbellini fez a oração inicial, pedindo as luzes do Espírito Santo para que tudo se faça conforme a Vontade Deus, em unidade com o Senhor Jesus e com o Pai, reforçando a idéia de que as coisas de Deus sejam assumidas e amadas pelas pessoas e suas lideranças. O diaconato permanente é um serviço que a Igreja dá para as pessoas, de homens que assumiram o matrimônio e darão a sua contribuição para servir e amar a família, a comunidade e a sociedade pelo diaconato permanente. Em seguida houve a instauração da Escola Diaconal São Lourenço feita a leitura pelo diácono permanente Walbi Milhomem, onde se ressaltou a determinação do Bispo para que mais pessoas sirvam a Deus e à comunidade, a importância da escola em nossa realidade de muitas comunidades, vilas, cidades, povos do campo, das cidades, indígenas, ribeirinhos, e assim Deus Uno e Trino seja glorificado pelas suas ações maravilhosas. Estavam presentes também os Padres Thiago Fiuza, Diretor da Escola Diaconal, Cicero Magalhães como Orientador e a Lourdes, secretária da escola. Em seguida o bispo expôs as orientações da escola, as diretrizes da mesma, no sentido de formar diáconos para o serviço da comunidade, da Igreja, o amor a Deus, ao próximo como a si mesmo pela própria escola diaconal. Ser diácono é servir o próximo, sobretudo aos mais necessitados, os pobres na realidade da Igreja Amazônica. Ser diácono é seguir Jesus Cristo pelo caminho do calvário, para chegar à gloria da ressurreição, pela doação de sua vida a Jesus Cristo na família, na comunidade e na sociedade. Ser diácono é servir a Igreja, o altar, os sacramentos, é estar a serviço da caridade, do amor a Deus ao próximo como a si mesmo. Em seguida houve um diálogo pessoal pelos responsáveis da Escola diaconal com quase todos eles, pois no próximo encontro se fará a conversa com todos os participantes. Deus Uno e Trino seja louvado pela Escola Diaconal São Lourenço que a Diocese de Marabá iniciou com fé, com esperança e com caridade.