Marabá, 16 de setembro de 2024

A missão de Jesus na Galiléia segundo Santo Ambrósio de Milão.

06 de setembro de 2024   .   

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.

O Evangelista São Lucas colocou a missão de Jesus, na Galiléia, após vencer as
tentações do Diabo, no deserto, referentes ao ter, poder e prazer, como ponto
fundamental de sua vinda neste mundo em vista da salvação da humanidade. Jesus
estava cheio da força do Espírito de modo que iniciou a sua missão na Galiléia, que o
levaria até Jerusalém, pela paixão, morte e ressurreição. Aquele povo viu uma grande
luz, como já o relatou o profeta Isaias (cf. Is 8,23), sendo Jesus Cristo a grande luz que
“ilumina todo o ser humano que vem a este mundo” (cf. Jo 1,9). A seguir nós veremos a
descrição elaborada por Santo Ambrósio na colocação da missão de Jesus a partir da
Galiléia 1 .
A palavra de Jesus nos profetas.
Seguindo o evangelho de Lucas tem presente que Jesus foi para a sinagoga de
Nazaré, sua terra natal no sábado e logo lhe deram o livro do profeta Isaias. Santo
Ambrósio colocou a presença do Senhor na vida dos profetas e nas profecias. Foi Ele
quem falou nos profetas para afirmar a unidade do Antigo Testamento com o Novo
Testamento e que o Espírito do Senhor estava sobre Ele (cf. Lc 4,17) 2 .
A presença da Trindade santa.
Na passagem do livro do profeta Isaias que fala da presença do Espírito Santo,
(cf. Is 61,1s) santo Ambrósio viu também a Trindade Co-eterna e perfeita. Jesus é Deus
e homem, perfeito em ambas as naturezas com a presença do Pai e do Espírito Santo,
sendo este cooperador, quando em forma corporal, ao modo de pomba, desceu sobre
Cristo no momento que em que o Filho de Deus era batizado no rio, e o Pai falava do
alto do céu (cf. Lc 3,21-23) 3 .
O texto de Isaias.
Jesus tomou o livro de Isaias na qual disse que Ele foi ungido com o óleo
espiritual e com o celeste poder, a fim de regar a pobreza da humana condição com o
tesouro eterno da ressurreição, afastar as pessoas do cativeiro, iluminar as cegueiras das
almas, pregar o ano do Senhor que se estenderá pela perpetuidade dos tempos (cf. Lc 4,
18-19) 4 . Jesus assumiu este programa de vida, para libertar as pessoas de suas
escravidões, dando-lhes vida, paz e amor.
A recusa do seu povo.

1 Cfr. Santo Ambrósio. Comentário ao Evangelho de São Lucas. Tradução de Luciano Rouanet Bastos. São
Paulo: Paulus, 2022, pg. 220.
2 Cfr. Idem, pg. 220.
3 Cfr. Ibidem, pgs. 220-221.
4 Cfr. Ibidem, pg. 221.

O povo tinha os olhos fixos nele, admirado pelas palavras cheias de encanto que
saiam de sua boca. Em seguida este povo se fechou à presença do Senhor, na qual ele
disse que nenhum profeta é bem aceito em sua pátria (cf. Lc 4,24). Para o bispo de
Milão a inveja daquelas pessoas falou mais alto que a caridade. O Senhor não foi
acolhido pelo povo de sua terra natal, sendo desprezado por pessoas invejosas que não
viam nele a manifestação da divindade, da presença de Deus em sua vida, porque eles
permaneceram na realidade visível, humana 5 .
Não realização de milagres.
Diante da incredulidade daquelas pessoas em Nazaré, sua terra, Jesus não
realizou milagre algum em sua pátria, não pelo fato de que foi indiferente ao afeto de
sua pátria, mas pela sua incredulidade, porque Jesus amava os seus concidadãos. No
entanto, segundo Santo Ambrósio, foram estes que abdicaram da caridade à pátria por
assumirem uma atitude invejosa, uma vez que a caridade não tem inveja e também não é
orgulhosa (cf. 1 Cor 13,4) 6 . O fato de que Jesus cresceu naquela pátria, não seria o
maior milagre? No entanto a inveja daquelas pessoas não deu uma atitude de acolhida e
de amor a Jesus 7 .
Os exemplos da viúva de Sarepta e do sírio Naamã.
O bispo de Milão teve presentes os casos da viúva de Sarepta, na Sidônia onde
Elias prestou uma grande ajuda pela sua confiança em Deus enquanto as outras pessoas
manifestaram-se incrédulas, não se convertendo ao Senhor (cf. Lc 4,25). Igualmente
haviam muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu mas nenhum deles foi
limpo, senão o sírio Naamã (cf. Lc 4,27) 8 . O Senhor quis dizer, segundo Santo
Ambrósio, que nenhuma pessoa é curada ou libertada da doença que lhe macula o corpo
senão se empenha em busca da saúde com uma religiosa submissão, porque os
benefícios divinos não se concedem aos que dormem, mas eles são dados aos
observantes do mandamento da lei de Deus 9 . O fato é que o profeta Eliseu não fez curas
de leprosos ao povo de Israel pelas suas incredulidades. O beneficio divino supera a
nacionalidade das pessoas porque é dado para aqueles e aquelas que manifestam a
bondade no Senhor, a confiança na cura pela medicina, o amor de Deus dado às pessoas
nas quais os dons divinos são concedidos 10 .
A revolta das pessoas de Nazaré.
Diante daquelas palavras e ações, os nazarenos levantaram-se contra Jesus e
lançaram-no fora da cidade (cf. Lc 4,28-29). A sua missão passou pelo sofrimento
naquele momento, mas ela será dada em Jerusalém. Enquanto Jesus distribuiu
benefícios divinos entre os povos, em outras comunidades, as pessoas de casa, em
5 Cfr. Ibidem, pg. 221
6 Cfr. Ibidem, pg. 222.
7 Cfr. Ibidem, pg. 222.
8 Cfr. Ibidem, pg. 222.
9 Cfr. Ibidem, pg. 223.
10 Cfr. Ibidem, pg. 223.

Nazaré, infligiram-lhe injúrias. Sendo o verdadeiro Mestre, com o exemplo de vida,
ensinou aos seus discípulos e a todas as pessoas que o seguem como fazer-se tudo para
todos, não rejeitou aqueles que o queriam acolhê-lo, nem constrangiu os que não o
almejavam, não resistiu aos que o lançaram fora, nem faltou aos que o invocavam 11 .
Desta forma Jesus abandonou os nazarenos, como gente fraca e ingrata, segundo o bispo
de Milão, por não poderem suportar os seus milagres, por não verem nele o Filho de
Deus na carne 12 .
A missão de Jesus na Galiléia foi o inicio de sua grande caminhada que o levará
até Jerusalém na qual ele doará a sua vida pela salvação humana. Santo Ambrósio teve
presentes estes pontos nas quais viu Jesus como Redentor, o Salvador do gênero
humano.

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