Marabá, 03 de maio de 2024

A Paróquia Nossa Senhora das Graças comemorou 35 anos de existência

27 de janeiro de 2023   .

No dia 25 de Janeiro de 2023, quarta-feira, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Curionópolis, Diocese de Marabá, PA, foi realizada a missa em comemoração aos 35 anos de fundação, presidida por Dom Vital Corbellini, Bispo diocesano de Marabá, e concelebrada pelo Padre Domingos Monteiro da Cruz, pároco da Paróquia e pelo Diácono Hans Muller, da Diocese de Colatina. O povo participou em grande número proveniente da matriz, comunidades da cidade e do campo. Os cânticos ressaltaram o amor a Deus, a alegria na participação à vida comunitária. O Bispo ressaltou a importância da missa, da celebração eucarística, a conversão do Apóstolo São Paulo e os 35 aos da paróquia, como fator forte de agradecimento a Deus pelos seus benefícios, e também de louvor a Deus por tantas pessoas, padres e irmãs que semearam coisas boas no passado e que hoje nós estamos colhendo com alegria e com amor. É preciso se lançar-se para frente, tendo o espírito missionário no sentido de formação de novas comunidades, atendimentos das estruturadas, e novos desafios pastorais que vão surgindo na realidade, para assim a Igreja ser o instrumento da evangelização de Jesus Cristo e de seu Reino. É preciso ter presentes as prioridades diocesanas como a formação, a missionariedade, juventudes. No final da missa houve a apresentação das comunidades presentes e também depoimentos dos sacerdotes que passaram em Curionópolis.

É importante ressaltar a Paróquia Nossa Senhora das Graças de Curionópolis como sendo a Paróquia mãe de todas as outras paróquias de Parauapebas, Eldorado dos Carajás e de Canaã. Na verdade ela foi a primeira paróquia na área de pastoral Carajás. O povo veio de diversos lugares do país, para se estabelecer em Curionópolis, sustentados pela corrida ao ouro na Serra Pelada, ou mesmo pelo emprego junto as outras empresas importantes na cidade e na Região. Tudo ajudou para que o povo se estabelecesse na cidade de Curionópolis, e vivesse a fé, a esperança e a caridade na paróquia Nossa Senhora das Graças. No inicio havia um povo que se reunia para celebrar a palavra de Deus com a eucaristia e pelos relatos históricos Curionópolis era atendida pelos padres de Marabá, depois vieram do Sul, as Irmãs da Congregação das Filhas do Amor Divino, aos quais completaram nestes dias, 40 anos de evangelização na região, depois vieram os padres diocesanos da Diocese de Santo Ângelo, RS e ultimamente os padres da Diocese de Marabá. O povo ficou feliz pelo passado histórico bem expressivo, louva a Deus por participar da Paróquia, da Comunidade e colabora em alguma pastoral, movimento, serviço. Foi ressaltada a missão das Irmãs do amor divino, os sacerdotes que passaram na paróquia, a alegria de servir os outros, o amor entre as pessoas, comunidades, famílias, a paróquia, a Diocese e a Deus. Após a benção final da missa comemorativa aos 35 anos de fundação da Paróquia, a comunidade paroquial ofereceu um jantar, uma comida feito com alegria e com amor. O Senhor abençoe o povo de Deus de Curionópolis, as suas lideranças políticas, religiosas, a Diocese de Marabá, o Reino de Deus aqui, agora e um dia na eternidade.