Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.
Nós estamos na Quaresma e na Campanha da Fraternidade 2025, organizada
pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), meditando a Palavra de Deus
realizada na criação. Nós percebemos a sabedoria de Deus em criar tão bem as obras, e
feitas com amor, pois, elas saíram de suas mãos poderosas, para o bem da humanidade e
à gloria divina. Deus Uno e Trino é exaltado pelas suas criaturas, pela forma como
foram realizadas. A Campanha da Fraternidade tem presente a Ecologia Integral, sendo
o seu tema central. Deus viu que tudo era muito bom(Gn 1,31). É preciso uma
conversão integral para nós sermos guardiões da casa comum. Vejamos a seguir como
esta descrição foi elaborada nos primeiros escritores cristãos na vida eclesial e no
mundo social.
A obra dos seis dias em sua sabedoria.
Teófilo de Antioquia, Bispo apologista, defensor do cristianismo, século II teve
presentes a obra do Senhor nos seus seis dias. Ele disse que nenhuma pessoa explicaria
tal grandiosidade, pois ninguém seria capaz de dizer algo digno dela, por causa da
soberana grandeza e riqueza da sabedoria de Deus, contidas na criação dos seis dias,
senão pela fé e pelo amor. Não foi possível, segundo o autor dizer tudo sobre a criação
de Deus, tão grande e tão bela que ela é, de modo que é preciso preservá-la e amá-la por
todas as pessoas 1 .
O nada veio à criação e a do ser humano.
Os autores sacros colocaram que a obra de Deus veio do nada de modo que Ele
tirou tudo para fazer todas as coisas. Nada foi coetâneo com Deus; ele próprio é o seu
lugar, sendo o Senhor anterior a todas as coisas. Ele criou o ser humano que conheceu o
seu Criador, de modo que foi para ele que o preparou o mundo, pois aquele que é criado
possui necessidades, sendo que o Incriado, Deus, não tem necessidades 2 .
Tudo foi criado em vista do Verbo.
Teófilo afirmou que tudo foi criado em vista do Verbo de Deus que se faria
carne, gente como nós (cfr. Jo 1,14). Ele as gerou com a sua própria sabedoria,
emitindo-a antes de todas coisas. O Verbo fez todas as coisas. Ele é o Senhor de todas
as coisas que pelo bem comum foram feitas 3 .
O Espírito de Deus.
O Bispo Teófilo disse que o Espírito de Deus, desceu sobre os profetas e por
meio deles falou sobre a criação do mundo. O Espírito de Deus pairava sobre as águas
1 Cfr. Segundo Livro a Autólico, 12 de Teófilo de Antioquia. In: Padres Apologistas. São Paulo; Paulus,
1995, pg. 242.
2 Cfr. Idem, pg. 238.
3 Cfr. Ibidem, pgs. 238-239.
(Gn 1, 2 Na verdade não existiam profetas quando foi feito o mundo. No entanto existia
sabedoria, e o seu Verbo santo, que sempre estava presente nele 4 .
O verdadeiro Deus.
Teófilo afirmou que era preciso, diante da criação, o conhecimento do
verdadeiro Deus para que fosse amado pelas pessoas e pelos povos. Ele o foi por suas
obras grandiosas e feitas com sabedoria, para que em nome do Verbo de Deus fizeram-
se o céu e a terra. Logo é dito que a terra era invisível e informe, sem alguma forma de
modo que as trevas estavam sobre o abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre as
águas (cf. Gn 1,2) 5 .
A terra foi dada ao ser humano.
Deus deu a terra para o ser humano. Ele começou a construir aqui a sua vida e
não o fez pelo telhado antes de ter assentados os alicerces. O poder de Deus se
manifestou em fazer as coisas a partir do nada de modo que tudo o que é impossível aos
olhos humanos, tudo é possível a partir de Deus. Nós cremos que tudo foi feito pelo
Verbo de Deus e a terra é alicerçada pelo solo, colocada de uma forma diferente do
abismo na imensidão das águas e também de trevas, porque o céu, criado por Deus,
cobria como uma tampa tanto as águas como a terra 6 .
Os nomes da criação vem de Deus.
Deus deu os nomes para as coisas, segundo Teófilo de modo que o ser humano
conheceu as criaturas nas quais ele conviveria juntos, unidos. O fato foi que a ordenação
de Deus, isto é o Verbo iluminou a terra e assim Deus chamou à luz `dia` e à noite
`trevas`, pois o ser humano não teria sabido chamar à luz dia, nem à noite trevas, como
também não saberia dar nome às demais coisas, se não tivessem recebidos os nomes das
coisas e dos animais por parte de Deus, que as criou 7 .
A diversidade das coisas criadas e a ressurreição.
O bispo Teófilo afirmou que a diversidade das coisas foi um dos pontos
fundamentais na criação dada por Deus. É fundamental perceber a beleza, a multidão
das coisas e como através delas manifestam-se a ressurreição, a vida nova que surge
pelas coisas criadas que morrem e ressurgem novamente, sendo prova, testemunho da
ressurreição que um dia se realizará pela graça divina em todos os seres humanos pelo
bem realizado neste mundo 8 .
As coisas criadas para o bem e para o amor.
4 Cfr. Ibidem, pg. 239.
5 Cfr. Ibidem, pg. 239.
6 Cfr. Ibidem, pg. 243.
7 Cfr. Ibidem, pg. 244.
8 Cfr. Ibidem, pg. 244.
O autor grego, Teófilo afirmou que todas as coisas criadas por Deus tinham
como meta a realização da vontade de Deus, em vista do bem, do amor. Assim também
o ser humano quando foi criado para coisas boas, conforme a vontade do Senhor. Se as
feras chamam-se assim por causa de sua ferocidade não era porque desde o principio
fossem más ou venenosas, pois nada do que é mau criou Deus desde o inicio, mas pelo
contrário tudo era bom e até muito bom (cf. Gn 1,31), no entanto o pecado do ser
humano as tornou más. O fato foi que o ser humano se tornou transgressor, elas também
transgrediram 9 . No entanto a graça de Cristo fez o ser humano e os seres vivos viverem
a reconciliação com o Senhor Deus Pai criador, pelo seu Espírito.
A sabedoria divina na criação do ser humano.
As coisas foram criadas por Deus com sabedoria, assim também a sabedoria
divina criou o ser humano. Não existe palavra humana que expressa a sua grandeza:
“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26). Ele não disse:
“Façamos” a nenhuma outra criatura, a não ser a seu próprio Verbo, e à sua Sabedoria 10 .
O Senhor também quis ao fazer o ser humano, homem e mulher que após os terem
abençoados, se multiplicassem, enchessem a terra, submetendo as coisas para que os
servissem, Ele ordenou que desde o principio, se alimentassem com os frutos da terra,
sementes, ervas e arvores e os animais fossem os seus comensais, os quais também
comeriam todas as sementes da terra (cf. Gn 1,29-30) 11 .
Tudo foi feito através do Verbo, a Sabedoria de Deus.
Atenágoras de Atenas, padre apologista grego do século II afirmou diante dos
pagãos, a existência de um só Deus, incriado, eterno, impassível, rodeado de beleza,
pelo qual tudo foi feito através do Verbo que Dele vem, e pelo qual tudo foi ordenado e
se conserva. Estando o Filho no Pai e o Pai no Filho por unidade e poder do Espírito, o
Filho de Deus é o Verbo do Pai. Desta forma a fé cristã admite a existência de um Deus
Pai, um Deus Filho e um Espírito Santo que mostram seu poder na unidade e sua
distinção na ordem. Todas as coisas procedem dele, os elementos que estão nos céus, do
que há também no mundo, em vista do cuidado de sua boa ordem 12 .
9 Cfr. Ibidem, pg. 247.
10 Cfr. Ibidem, pg. 248.
11 Cfr. Ibidem, pg. 248.
12 Cfr. Petição em favor dos cristãos, 10. In: Padres Apologistas, pgs. 130-132.