Marabá, 18 de maio de 2024

A solenidade da ascensão do Senhor na doutrina de São Leão Magno

14 de maio de 2024   .   

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.

Nós celebramos a solenidade da Ascensão do Senhor. Jesus voltou ao Pai, após ter sido enviado a este mundo em vista da redenção humana. Ele entrou na glória de Deus e está sentado à sua direita para julgar os vivos e os mortos. Junto dele está a nossa humanidade, a natureza humana que unida à natureza divina forma uma só Pessoa, Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado. A seguir ver-se-á a forma como São Leão Magno, papa no século V, tratou do mistério da Ascensão do Senhor, sendo a nossa vitória, 

Quarenta dias após a ressurreição do Senhor.

Seguindo a Sagrada Escritura, São Leão Magno, afirmou que a Ascensão ocorreu após quarenta dias da Ressurreição de Jesus (cf. At 1,3). Foram dias santificados, dispostos segundo um plano sagrado e empregado para a instrução, contando a partir da bem-aventurada ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, pois o poder divino reergueu no terceiro dia, o verdadeiro templo de Deus, Jesus Cristo[1]. O Senhor prolongou a sua presença corporal neste espaço de tempo para dar provas necessárias à fé, à sua ressurreição. Ele apareceu às mulheres, aos apóstolos e outros discípulos demonstrando a verdade de sua nova realidade, a sua ressurreição e depois voltou para a glória do Pai.

A morte de Jesus.

São Leão Magno disse que a morte de Jesus turbou os corações dos discípulos pelo fato de que eles estavam opressos de tristeza, por causa do suplício da cruz, pelo último suspiro e do sepultamento do Mestre Jesus. Quando as santas mulheres anunciaram que a pedra tinha sido rolada, deslocada no túmulo, o sepulcro estava vazio e os anjos testemunharam que o Senhor estava vivo, suas palavras não receberam muito crédito por parte dos apóstolos (cf. Mc 16,9-13)[2].

O Papa afirmou que o Espírito da Verdade não permitiu que a vacilação proveniente da fraqueza humana penetrasse na mente de seus discípulos, em vista dos fundamentos da fé cristã, católica. Assim eles viram de modo que instruíram outras pessoas, ouviram, deram a sua instrução, tocaram de modo que confirmaram a vida e a pessoa de Jesus[3], o enviado do Pai e ele voltou ao Pai, pela Ascensão.

A Ascensão, motivo de alegria para os discípulos.

São Leão disse também que os discípulos ficaram alegres pela Ascensão de Jesus aos céus. Decorridos os dias entre a ressurreição e a Ascensão do Senhor, a Providência de Deus estabeleceu diante dos olhos e dos corações dos discípulos, o reconhecimento do Senhor Jesus Cristo verdadeiramente ressuscitado, como verdadeiramente ele havia nascido, crescido, sofrido e morrido. Os apóstolos, atemorizados com a morte do Mestre na cruz e oscilantes da fé na ressurreição, fortaleceram-se com a evidência da verdade que a subida do Senhor aos céus não só entristeceu por verem Jesus subindo, mas encheu-os de grande alegria (Lc 24,52)[4].

A natureza humana elevada.

O Papa disse que era grande e inefável motivo de júbilo a elevação da natureza humana na presença acima da dignidade de todas as criaturas celestes, ultrapassar as ordens angélicas, dos santos anjos, e subir mais alto que os arcanjos, atingindo o termo de sua ascensão, sendo assentada junto do eterno Pai, sendo assim associada ao trono de glória daquele a cuja natureza estava sempre em unidade com o Filho[5].

A Ascensão de Cristo é a exaltação humana.

A Ascensão do Senhor é, portanto, a exaltação humana e é para lá onde precedeu a glória da Cabeça, é atraída a esperança do Corpo. É fundamental exultar, repletos de alegria com piedosa ação de graças, porque não só o ser humano foi firmado como possuidor do paraíso, mas até ele foi penetrado com Cristo no mais alto dos céus, tendo obtido pela inefável graça de Cristo, muito mais do que foi perdido no início da criação. O Filho de Deus colocou a natureza humana junto de si, à direita do Pai[6].

Páscoa e Ascensão.

Para São Leão Magno as duas solenidades estão bem relacionadas, interligadas. Se na solenidade pascal, a ressurreição do Senhor foi causa da alegria para as mulheres, aos discípulos e para a humanidade, a sua Ascensão aos céus é motivo presente de alegria, enquanto faz-se memória e venera-se aquele dia em que a humildade da natureza  humana em Cristo foi elevada acima de todas as milícias celestes, das ordens dos anjos, além das potestades, ao trono de Deus Pai[7]. É preciso ter fé neste mistério porque ele exalta o ser humano além do que é visível, para estar no invisível.

A felicidade da Ascensão.

Cristo deu ao ser humano a felicidade porque tendo consumado a pregação evangélica e tendo cumprido os mistérios do Novo Testamento, no quadragésimo dia após a ressurreição, diante de seus discípulos, elevou-se aos céus (Lc 24,52; Mc 16,19). Ele pôs fim à sua presença corporal, pois permanece à direita do Pai até decorreram os tempos determinados por Deus, na propagação da Igreja pelos seus filhos e filhas e ele volte para julgar os vivos e os mortos, com o mesmo corpo com o qual ele subiu[8]. Para o Papa Leão tudo o que havia de visível no Redentor da humanidade, passou para os mistérios[9]. A fé na Ascensão de Jesus fez muitas pessoas seguidoras no passado e também no presente a dar a vida pelo Senhor[10].

A sua presença junto ao seu povo.

O Senhor Jesus pela sua Ascensão está na majestade paterna de modo que pela maneira inefável é mais presente pela divindade. São Leão Magno reforçou o dado bíblico que quando Jesus subiu aos céus dois anjos falara para os discípulos para que vivessem a missão junto ao povo, pois o Senhor virá da mesma forma que ele subiu aos céus (At 1,1)[11]. Jesus garantiu a sua presença no meio do povo de Deus, para que a missão de Jesus continuasse nas pessoas deles, através da fé, da esperança e da caridade.

São Leão Magno afirmou que é preciso levantar os olhos dos corações humanos às alturas onde Cristo se encontra. Os desejos da terra não deprimam os espíritos chamados para o alto. Ainda que os fieis passem como peregrinos pelo vale deste mundo[12], muitas vezes de lágrimas, de cruzes, de perseguições, de martírios, mas a vista para o alto, onde está Jesus à direita do Pai dará força para prosseguir os caminhos duros deste mundo. O Senhor estará e está sempre presente pela prática da paz, e do amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. A Ascensão de Jesus é a vitória humana sobre o mal, porque à direita do Pai está o Senhor com natureza humana.

[1] Cfr. LXXIII Sermão. Primeiro Sermão na Ascensão do Senhor, 1. In: Sermões. Leão Magno. São Paulo, Paulus, 1996, pg. 168.

[2] Cfr. Idem, pg. 168.

[3] Cfr. Idem, pg. 169.

[4] Cfr. Idem, 2, pgs. 170-171.

[5] Cfr. Idem, 4, pg. 171.

[6] Cfr Idem, 4, pg. 171.

[7] Cfr. LXXIV. Segundo Sermão na Ascensão do Senhor, 1. Idem, pgs. 172-173.

[8] Cfr. Idem, 2. pg. 173.

[9] Cfr. Idem, pg. 174.

[10] Cfr. Idem, 3, pg. 174.

[11] Cfr. Idem, 4, pg. 175.

[12] Cfr. Idem, pg. 176.

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