Marabá, 28 de março de 2024

Agosto: Mês das Vocações

11 de agosto de 2022   .

O Seminário Maior São João Paulo II, da diocese de Marabá, realiza ações de promoção das vocações, com o objetivo de cultivar, sempre mais, uma cultura do discernimento vocacional em nossa diocese. Nesse sentido, nesse mês de agosto gostaríamos de intensificar tais ações, convidando todas as paróquias e as famílias, para realizarmos, juntos, uma grande promoção vocacional, fazendo chegar o convite de Nosso Senhor, a muitos de nossos jovens “vem e segue-me” e rezando por todos aqueles que se sentem chamados por Deus para servi-lo como futuro sacerdote, religioso ou religiosa, consagrado ou consagrada, como também leigos e leigas que possam doar a sua vida, servindo nas comunidades.

Nesse sentido, com o desejo de fazer ressoar o chamado de Jesus a todas as pessoas, a pastoral vocacional, em parceria com as paróquias, realizará alguns momentos de orações pelas vocações, especialmente nas missas dominicais, quando o povo de Deus está reunido em maior número.

Essa proposta da pastoral vocacional pode ser realizada em outros momentos da vida celebrativa das paróquias, como encontros de jovens, formações, oração nas famílias. O importante é que o envolvimento das paróquias não esteja restrito aquilo que a pastoral vocacional está propondo.

Na verdade, gostaríamos que as paróquias se envolvessem, de tal modo que pudessem aprimorar esse projeto com o seu perfil, com o seu traço, a depender das diversas realidades pastorais em que estiverem inseridas. Pode-se, por exemplo, a cada domingo, enfatizar uma das realidades vocacionais, convidando algumas pessoas para darem testemunho, realizando um teatro, promovendo uma homenagem, elaborando conteúdos para as mídias digitais, entre outras ideias que as paróquias terão a liberdade para implementar.

Seminário Maior São João Paulo II

Pastoral Vocacional