Marabá, 17 de abril de 2024

Área Pastoral de Morada Nova estudou o Sínodo 2023

21 de março de 2022   .

Na manhã do dia 19 de março, solenidade de São José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria e Patrono da Igreja universal, ocorreu em Morada Nova, Município de Marabá, Diocese de Marabá, o encontro de formação a respeito do Sínodo 2023, por uma Igreja Sinodal, Comunhão, Participação e Missão. Estiveram presentes lideranças das Paróquias Nossa Senhora da Conceição de Abel Figueiredo, Bom Jesus, de Bom Jesus do Tocantins, Nossa Senhora Sant´Ana de Morada Nova e Nossa Senhora de Fátima, São Félix, bem como os sacerdotes das paróquias, religiosas, pastorais, movimentos, serviços, pessoas de boa vontade, o bispo diocesano. A Paróquia Nossa Senhora Sant´Ana acolheu as pessoas, as caravanas e deu-lhes um café, uma comida. Em seguida o povo se dirigiu até a Igreja Matriz Sant´Ana para o aprofundamento do folheto que fala sobre o sínodo 2023. Teve a oração inicial e em seguida teve uma palavra do Padre Matheus Barbosa, Coordenador diocesano de Pastoral, a palavra do Bispo e a leitura do folheto. Foi muito bem aprofundado o tema do sínodo, a necessidade de fazer um caminho junto, ministros, povo de Deus, ao redor de Cristo Jesus e de sua Igreja. O sínodo é caminhar junto. O Espírito Santo vai iluminando as pessoas para fazer esta caminhada em conjunto na Igreja do Senhor, cuja cabeça é o Cristo e nós somos os seus membros, em unidade com o Pai. O povo ficou ciente da importância do momento, que é de graça do Senhor para que todos os segmentos da Igreja, da sociedade façam a caminhada em conjunto, em unidade. Toda a Igreja é chamada a fazer o sínodo, a responder as duas perguntas propostas pelo folheto diocesano. Em seguida, teve um pequeno intervalo e depois ocorreu a santa missa, presidida por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá e concelebrada pelos sacerdotes da área de pastoral, Padres: Matheus, Cícero, Célio, Sebastião com a presença do povo de Deus, em solenidade de São José, mas também como envio dos missionários sinodais para que sejam bons instrumentos da graça de Deus pela realização do sínodo nos diversos lugares das comunidades, paróquias e da sociedade. Houve uma boa participação do povo de Deus. Todos saíram cientes da importância de trabalhar pelo Sínodo 2023. Após o encontro teve o almoço comunitário. Deus Uno e Trino seja louvado pela realização do encontro na área pastoral Morada Nova.