Marabá, 01 de maio de 2024

Cidadania: Marabá Solidária e Defesa Civil entregam cestas de alimentos a famílias em abrigos

20 de abril de 2023   .

Nesta segunda, 17, a Defesa Civil de Marabá e o Projeto “Marabá Solidária” distribuíram 145 cestas básicas de alimentos. A iniciativa faz parte do Projeto Social “Santa Dulce dos Pobres”, criado na pandemia, e é desenvolvida pela Diocese de Marabá, com apoio da Prefeitura e Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará. Foram três abrigos escolhidos pela Defesa Civil estão localizados nos bairros Filadélfia, Liberdade e Belo Horizonte (Avenida Manaus), no núcleo Cidade Nova.

A Maria dos Reis, representante do abrigo “Eva Maria Falcão”, no bairro Filadélfia, conta que no ano passado 13 famílias estiveram no local, já este ano, o número subiu para 55, com mais de 260 pessoas. A líder revela que mesmo com o número maior em 2023, as famílias sempre tiveram assistência dos órgãos.

“Nós somos bem assistidos pela Defesa Civil. O Marcos (coordenador da Defesa Civil) tem mantido a parceria com a Rose, Eliane e Sandra, que são as assistentes sociais. E o bispo também, pela segunda vez, esse ano, já esteve aqui conosco, fazendo essa doação. Então, o espírito é de gratidão, por Deus levantar essas pessoas para abençoar vidas que passam por momentos tão difíceis. É muito fácil criticar, mas se levantar pra fazer alguma coisa para ajudar é difícil. Nós só temos a agradecer a esse pessoal”, expressa.

O transporte e distribuição dos alimentos às famílias dos abrigos foi realizado pela Defesa Civil de Marabá. O coordenador, Marcos Andrade, destaca que a parceria acontece pela segunda vez.

“É uma caravana do bem, pois as pessoas estão arrecadando alimentos para dar aos que tanto necessitam. Então, a Defesa Civil se faz presente para ajudar na distribuição e também no acolhimento dessas famílias que tanto necessitam. A gente vai entregar essas 145 cestas em diversos pontos específicos. Quero agradecer também a participação da Fundação Cultural do Pará, em nome do nosso Presidente Thiago Miranda, para ajudar essas comunidades”, enfatiza.

Para o Bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, uma ação em conjunto, como essa, promove a cooperação aos que mais precisam.

“Nós estamos muito felizes por esse momento, onde colaboramos com a sociedade civil. Na semana dos 110 anos e também na Semana Santa, houve recolhimento de alimentos nas paróquias, também nas diversas entidades, juntamente com a Prefeitura e o Projeto solidário Santa Dulce dos Pobres, próprio nosso da Diocese de Marabá. Então é uma ação em conjunto e caritativa, para com aqueles que mais precisam. Queremos louvar a Deus e assim fazer com que mais pessoas sejam alimentadas. ‘Dai-lhes vós mesmo de comer’. Estamos na Campanha da Fraternidade, que fala sobre a fome, e a fome bate”, acentua.

A coordenadora do Projeto Social “Santa Dulce dos Pobres”, Leyde Anne Souza, explica que as parcerias envolvidas este ano permitiram um cuidado maior às famílias abrigadas.

“Este ano, o ‘Marabá Solidária’, com essa junção do Projeto Santa Dulce da Diocese de Marabá, Governo do Estado, Fundação Cultural do Estado e a Prefeitura, mobilizou as paróquias, postos de saúde, escolas, Faculdade Carajás e Colégio Claretiano, que abraçaram para que as pessoas pudessem se sensibilizar e doar alimentos. E hoje resultou em 145 cestas, que são destinadas a 145 famílias”, pontua.

Para o administrador da Diocese de Marabá, Padre Cícero Edivan Magalhães, essa junção entre governos municipal e estadual, juntamente à Diocese, é fundamental para que haja mais assistência entre a população que precisa.

“É um projeto que duas mãos se dão. O poder público e a igreja, que é a obra e a fé, em vista do bem. E foi um momento muito bom, tanto de arrecadação, e também porque Marabá completa 110 anos, e o seu povo merece a melhor dignidade possível. Mesmo nesse momento tão difícil, dar-se-ão as mãos, para que os cidadãos marabaenses tenham as melhores condições. Eu acho muito importante e muito rico também, para a igreja católica, essa interação”, complementa.

Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes

Fonte: Prefeitura de Marabá Disponível em: <https://maraba.pa.gov.br/maraba-solidaria-entrega-cestas/> Acesso em: 20 abr. 2023