Marabá, 23 de abril de 2024

Círio de Nazaré em Marabá

20 de outubro de 2020   .   

Círio de Nazaré em Marabá

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá

            Em Marabá, realizamos o quadragésimo círio de Nossa Senhora de Nazaré nos dias dezessete e dezoito de outubro. Nós não o fizemos de uma forma presencial, mas ele foi feito virtual. O tema refletido foi: Maria, ajudai-nos a defender a vida. Estamos num tempo de pandemia de modo que a vida deve ser preservada acima de qualquer interesse humano, desde a concepção até o seu fim natural. Quisemos preservar vidas através com o uso de mascaras, com ao álcool e distanciamento. Foi um acontecimento eclesial, religioso, muito bonito, participativo pelas redes sociais, rádios e televisões. Nós rezamos as missas no santuário, depois fomos em carreata com a berlinda, nas ruas até a Marabá pioneira, e passamos muitas ruas naquele local, até chegar à catedral para missa da noite com a troca do manto. O manto ficou muito bonito, significativo no sentido do tema e também para a realidade atual. O manto é uma parte importante no círio, sendo a sua troca.

No domingo, dia 18 tivemos a missa da manhã na catedral com uma participação reduzida por causa da pandemia, mas foi boa de fieis, povo de Deus, sacerdotes, e, depois, tivemos a carreta nas ruas de Marabá até chegar ao santuário. Lá tivemos a missa de encerramento do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ao ar livre. Ocorreram também diversas lives, feitas pela equipe da evangelização do Círio, porque eram necessárias fornecer noticias para as pessoas de casa, o círio propriamente dito, a sua programação. Nós podemos dizer que a avaliação é positiva, muito boa, onde o povo participou em casa pelos meios de comunicação social, o Círio de Nazaré. Nós observamos coisas bonitas quando a berlinda passava nas ruas, muitas pessoas se emocionavam ao ver a imagem de Nossa Senhora ou permaneciam de joelhos rezando para Nossa Senhora de Nazaré, agradecendo graças ou pedindo para o Senhor Jesus.

A devoção do povo de Deus é muito grande em relação a Nossa Senhora de Nazaré. O povo tem um grande carinho pela mãe de Jesus. Sabemos que ela nos aponta ao seu Filho Jesus Cristo. Nós somos felizes pela realização do Círio. Só temos que agradecer a Deus pelo Círio de Nossa Senhora de Nazaré, um acontecimento de evangelização, de boa nova, e também somos evangelizados. Um louvor vai para as diretorias do Círio, os sacerdotes, as pessoas dos órgãos de segurança, todo o pessoal das pascom das paróquias, que deram o melhor de si mesmas, para o bom andamento do quadragésimo Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Ele trouxe muita alegria, paz e amor aos corações que participaram e vivenciaram o círio de uma forma diferente, em casa, manifestando a sua fé Maria de modo que o Círio foi um sucesso, com profundo amor a Nossa Senhora e ao seu Filho Jesus Cristo.

 

Foto por Deyvid Borges

FacebookWhatsAppTwitter

VEJA TAMBÉM