Os seminaristas da diocese de Marabá vivenciaram uma bela experiência missionária na paróquia São Domingos, em São Domingos do Araguaia. Os seminaristas chegaram à paróquia na segunda-feira, 18/07, e ficaram em missão até o dia 25, domingo.
Os jovens, que estão na caminhada rumo ao sacerdócio, foram enviados para as diversas comunidades pertencentes à paróquia, tanto da realidade urbana, quanto de zona rural. As atividades realizadas durante esse tempo de missão consistem na visita porta a porta, ao povo de Deus; na animação das comunidades; na realização de encontros com os jovens, na escuta ao povo; no anúncio da palavra de Deus e do seu Reino.
Pretende-se levar a alegria do evangelho para o povo de Deus presente nessas comunidades, dando um novo vigor para a vida comunitária e missionária.
A missão, na Igreja, é realidade presente desde os tempos apostólicos. Ela é importante porque nos faz recordar que, pelo batismo, nós também nos tornamos responsáveis pela única missão da Igreja, que é a Missão de Deus. Além disso, nos faz recordar também que a nossa vida é missão; é serviço; é oferta a Deus e ao próximo.
Vivemos numa terra de missão, que é a Amazônia. A nossa diocese, presente no contexto amazônico, também vive esse constante apelo missionária, que nos move a ir ao encontro dos mais necessitados. Viver esse tempo, bonito, de missão, é tocar este chão amazônico, muitas vezes, marcado pela pobreza, pelo sofrimento e por tantas lutas e desafios
Entretanto, neste tempo, os seminaristas também têm a oportunidade de encontrar belos testemunhos de fé, de esperança e de muita coragem que veem nas comunidades, descobrindo que a Amazônia também revela a beleza e os mistérios de Deus.
Portanto, foi com bastante entusiasmo e fé que os seminaristas diocesanos vivenciaram esse belo tempo de missão, que também foi uma oportunidade para confirmar e fortalecer, ainda mais, a vocação.
Marabá, 27 de julho de 2022.
Seminário Maior São João Paulo II
Veja mais fotos: