Marabá, 26 de abril de 2024

Dia dos indígenas

20 de abril de 2021   .   

foto:  Cultura Mix

 

O dia 19 de abril é o dia dos povos indígenas, dia de luta e resistência. É uma data comemorativa, instituída pelo Presidente Getúlio Vargas em 1940. Esta data faz lembrar a importância da cultura indígena na formação dos brasileiros e das brasileiras. 

Nós vimos na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, pelo Conselho Indigenista Missionário, que o cenário político indigenista merece uma maior atenção por parte das autoridades. Segundo os dados levantados, o Covid 19 vitimou mais de mil indígenas e milhares são os infectados. No entanto houve um agravamento das violações de direitos humanos dos povos indígenas, sobretudo no que se refere à regularização dos seus territórios. Em diversos estados intensificaram-se as expropriações de terras indígenas, forjadas no desrespeito pelas suas terras e pelas suas águas. No Sínodo da Amazônia e também em diversas mensagens, o Papa Francisco chamou atenção para a importância da Região Amazônica, o seu riquíssimo bioma, as suas biodiversidades, mas, sobretudo os seus povos originários e tradicionais, que nela estão que são os povos indígenas. Graças a eles temos ainda as florestas em pé, pois eles são os guardiões da floresta e da vida. 

A Diocese de Marabá por meio do Conselho Indigenista Missionário acompanha os povos indígenas no fortalecimento das políticas públicas e também marcando uma presença religiosa nos mesmos. Como Igreja e como povo de Deus queremos estar ao lado dos povos indígenas pedir a Deus que os abençoe na caminhada de luta e resistência de suas terras e territórios.

Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA. 

FacebookWhatsAppTwitter

VEJA TAMBÉM