Marabá, 29 de março de 2024

Diocese de Marabá fez reuniões nas áreas de Pastoral sobre o Sínodo

04 de março de 2022   .

Entre os dias 18 e 26 de Fevereiro, a Diocese de Marabá, fez reunião com as seis áreas de pastoral que compõem a Diocese: Cidade Nova, Jacundá, Morada Nova, Carajás, Araguaia, e Nova Marabá. Estiveram presentes as lideranças das áreas de pastoral, leigos, leigas, sacerdotes, religiosos, religiosas, o bispo, a coordenação diocesana de pastoral. Em algumas áreas houve a celebração da eucaristia e em seguida houve o estudo do Sínodo. Um folder explicativo do Sínodo colocou a importância do logomarca do Sínodo, a convocação do Sínodo que será realizado em Roma em 2023, a palavra Sínodo cujo significado é o caminho que o povo de Deus percorre, caminhar junto, ser uma Igreja sinodal, tema e objetivo do Sínodo, processo sinodal, atitudes positivas e a serem superadas em relação ao Sínodo, a fase diocesana do Sínodo. O Sínodo requer conversão e dedicação. Duas perguntas foram colocadas para serem respondidas pelas paróquias, comunidades nas quais as respostas deverão ser respondidas e devolvidas à Cúria até o dia 30 de Junho. Por fim foi colocado também a oração do Sínodo. O objetivo do Sínodo é ouvir, como Povo de Deus, o que o Espírito Santo diz à Igreja. Fazemo-lo ouvindo juntos a Palavra de Deus na Sagrada Escritura e a Tradição viva da Igreja, e, depois uns aos outros, e especialmente, aos marginalizados, discernindo os sinais dos tempos. O objetivo desta ida para as áreas de pastoral foi para encaminhar da melhor forma o Sínodo nas paróquias e nas comunidades eclesiais missionárias, para que todos assumam o espírito do Sínodo e todos caminhem juntos, com a Igreja, com o Senhor Deus Uno e Trino. O fato é que fase diocesana é muito importante para ser aprofundada, para assim ter a Diocese numa linha sinodal. Foi aprofundado o tema do Sínodo 2023: comunhão, participação, missão. À Luz do Concílio Vaticano II, buscamos ser uma Igreja sinodal, um modo de vida na Igreja e no mundo, fundamentado em Jesus Cristo, seguindo a orientação do Espírito Santo, vivendo para a maior glória de Deus. Vivenciamos com alegria e com amor a fase diocesana do Sínodo 2023.

Área Araguaia

Área Carajás