Marabá, 19 de abril de 2024

Diocese de Marabá realizou encontro formativo sobre a Sínodo 2023

09 de novembro de 2021   .

No sábado passado, dia 06 de novembro, pela plataforma Google Meet, a Diocese de Marabá realizou um encontro de formação a respeito do Sínodo 2023. Foi o Conselho Pastoral Diocesano. O encontro foi muito importante porque reuniu o povo de Deus, as lideranças das pastorais, movimentos e serviços, os sacerdotes, religiosos, seminaristas, pessoas de boa vontade. A participação foi muito boa, de modo que as pessoas puderam conhecer o teor do documento preparatório do Sínodo 2023: “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. A Diocese de Marabá manifestou a sua unidade na diversidade de seus membros, sacerdotes, bispo, leigos e leigas. O Papa Francisco escolheu como tema fundamental para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2023, a sinodalidade, para uma Igreja sinodal. Nós tivemos como pontos referenciais: Uma introdução. I. Apelo a caminhar juntos, II. Uma Igreja constitutivamente sinodal; III. À Escuta das Escrituras, Jesus, a multidão, os apóstolos, Uma dupla dinâmica de conversão: Pedro e Cornélio (At 10). IV. A sinodalidade em ação: roteiros para a consulta do povo de Deus. A questão fundamental, diferentes articulações da sinodalidade, dez núcleos a aprofundar. Nós constituímos uma Comissão Diocesana para o Sínodo tendo presentes a promoção e animação do processo sinodal diocesano, o envolvimento de todas as forças vivas da Diocese e estimular experiências formativas a respeito do tema do sínodo. Na segunda-feira passada, também via online a equipe se encontrou para debater os encaminhamentos para que o sínodo vá à base de nossas famílias, povos do campo e da cidade, comunidades, paróquias, áreas de pastoral e na Diocese de Marabá. Façamos isso com fé, com esperança e caridade. Confiemos a Maria, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da Diocese que leve os nossos pedidos ao Senhor. O Deus Uno e Trino ajude-nos a viver o espírito sinodal.

Dom Vital Corbellini

Bispo de Marabá – PA.