Marabá, 29 de abril de 2024

Diocese de Marabá realizou um encontro de formação do clero e das irmãs

20 de setembro de 2022   .    Notícias da Diocese

De 12 a 15 de setembro de 2022, no auditório da Chácara do Bispo, em Marabá foi realizado um encontro de formação do clero e das irmãs. O encontro foi bem participativo, com a presença de praticamente todo o clero da Marabá, diocesanos e religiosos e também com a presença das irmãs. Tudo transcorreu da melhor forma, com a graça de Deus. O encontro foi assessorado pelo Padre Francisco Antônio Francileudo, Padre diocesano da Arquidiocese de Fortaleza, Ceará, Doutor em Psicologia. O tema foi a saúde mental dos padres e das irmãs, os agentes de pastoral. O tema é bastante atual uma vez que muitos padres passaram por depressões, isolamentos, e suicídios de modo que é preciso aprofundar o tema para que assim a vida seja assumida e testemunhada pelo amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. É preciso cuidar de quem cuida. Se os agentes de pastoral cuidam dos outros, das pessoas, das comunidades, a Diocese, a sua coordenação é chamada a cuidar de quem cuida, no caso os presbíteros, as irmãs. Jesus é o modelo de pastor para todos os seguidores de Jesus Cristo. Ele deu a sua vida popr nós e pela salvação da humanidade. Foi um curso muito bom, bem explicado, aprofundado pelo assessor, Padre Francisco que colocou as questões da saúde psíquica, a síndrome da Bournot, as neuroses, as psicoses, e as formas de superação das depressões, isolamentos de sacerdotes, religiosas. Uma vida saudável é fundamental na vida dos sacerdotes e das irmãs para servir e amar o povo de Deus a nós confiado superando comportamentos neuróticos, ou psicóticos que afastam as pessoas da comunidade, no seguimento a Jesus Cristo. Foi ótima a presença dos sacerdotes e das irmãs, e o tema muito interessante, aprofundado pelo assessor. Na quarta-feira de noite ele explicou o tema dado aos ministros ordenados e às irmãs para o povo de Deus em geral na paróquia São Francisco, de Assis. Deus seja louvado pela formação dada ao clero e para as irmãs em vista do serviço e do amor no pastoreio pelo povo de Deus no Reino de Deus pela Diocese de Marabá.