Marabá, 27 de julho de 2024

Diocese de Marabá realizou um seminário do Pacto educativo global do Papa Francisco

20 de julho de 2020   .    Notícias da Diocese

No sábado de manhã, dia 18 de julho, ocorreu uma live formativa sobre o Pacto educativo global do Papa Francisco na Diocese de Marabá. Ele contou com as presenças de Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA, de Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Montes Claros – MG, e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, de Dom Bernardo Johannes Bahlmann, Bispo da Diocese de Óbidos – PA e Presidente do Regional Norte 2, do Padre Julio Resende, Assessor do Setor Educação e Coordenador do Pacto Educativo Global no Brasil. O Seminário foi coordenado pela Professora Mestra em Educação, Lady Anne de Souza, Coordenadora da Pastoral da Educação e do Pacto Global na Diocese de Marabá – PA. O encontro foi transmitido por diversos meios de comunicação social da Diocese, de outras dioceses com alguns rádios. O início teve a reza do terço, como momento de espiritualidade.

O encontro de formação foi muito bom com a participação do povo de Deus, das nossas lideranças laicais, de professores, de educadores e educadoras, de pessoas de boa vontade. Dom Bernardo ressaltou a importância da Diocese de Marabá assumir o Pacto global para a vida de todas as pessoas, como dom e graça do Senhor. Dom Justino teve presentes que o Pacto é uma missão de toda a Igreja na qual o Papa Francisco percebe a educação como caminho de renovação da humanidade, de vida nova que vem do Senhor pela vida da família, da comunidade e da sociedade. O Padre Júlio aprofundou o Pacto educativo global do Papa Francisco. Ele visa à educação para que forme pessoas, na vida da família, da comunidade, da sociedade e para o Reino de Deus. Esta educação é solidária porque faz com que todos sejam protagonistas da educação, sobretudo os mais necessitados, os pobres. O pacto é um processo educativo em vista do bem comum, da vida sobre a morte, sobretudo neste tempo de pandemia. Dom Vital, Bispo de Marabá ressaltou a educação na missão da Igreja e no mundo, sendo um compromisso que a Igreja sempre teve presente desde o Mestre Jesus Cristo, que formava as pessoas e as conduzia para a verdade. A Lady Anne, Coordenadora do Pacto na Diocese teve presentes o seminário de estudos do Pacto na Diocese, que deverá continuar com outros encontros de formação junto ao povo de Deus, educadores e lideranças.

A Diocese de Marabá quer implementar sempre mais o Pacto Educativo Global do Papa Francisco de modo que é preciso o conhecimento, o aprofundamento das coisas, o engajamento de seus interlocutores. O seu Instrumentum Laboris está sendo sempre mais aprofundado. Por isso foi constituída uma equipe diocesana com a participação das pastorais, dos movimentos, de educadores e dos povos indígenas para encaminhar na base o Pacto educativo. O Concílio Vaticano II ressaltou a importância da educação, como um bem comum e um direito universal de todo o ser humano. O Pacto educativo tem como finalidade uma educação aberta, inclusiva para as gerações presentes e futuras. O Papa reconheceu a necessidade de unir esforços e com responsabilidade pela construção do bem comum. Inspirou-se num provérbio africano que para educar uma criança é preciso educar uma geração inteira. Este pacto tem presentes a união dos esforços para a vida na família, na comunidade, na sociedade e na proteção da casa comum. Louvemos a Deus pela live formativa sobre o Pacto educativo global na Diocese de Marabá.

Dom Vital Corbellini

Bispo de Marabá – PA.