Marabá, 26 de abril de 2024

Diocese de Marabá realizou um simpósio mariano.

01 de setembro de 2020   .    Notícias da Diocese

Dentro da programação do quadragésimo Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi realizado no sábado de manhã, dia 29 de agosto, no santuário de Nossa Senhora de Nazaré o terceiro simpósio mariano visando aprofundar o mistério de Maria em ligação profunda com o mistério de Cristo Jesus. O simpósio teve uma boa participação via online, virtual pelo povo de Deus, com considerações, perguntas, e orientação de Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá, que falou a respeito do tema do Círio, Maria, ajudai-nos a defender a vida, e de Dom Murilo Krieger, Arcebispo emérito de São Salvador da Bahia – BA que falou a respeito de Maria na liturgia. Vimos a importância do simpósio que é um estudo a respeito de um determinado tema, no caso da mãe do Filho de Deus que foi serva, disponível ao Plano divino da salvação da humanidade. Ela disse sim ao Senhor e o Filho de Deus se encarnou por obra do Espírito Santo. Vimos a importância de primar pela vida diante da morte, de lutar pelo bem, pela justiça e pelo amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. Dom Murilo teve presente os pontos que na história do mundo e da Igreja, Maria apareceu por ocasião da encarnação do Verbo: “O anjo Gabriel foi enviado por Deus… a uma virgem…[que] se chamava Maria” (Lc 1,26-27). Já na Anunciação, Maria recebeu o primeiro elogio – aliás, o mais importante, por vir da parte de Deus: Tu és cheia de graça; estás repleta dos favores divinos(Lc 1,28). No centro da liturgia está Jesus Cristo. Durante sua vida, por um misterioso plano do Pai, Maria esteve unida à obra salvífica de seu Filho; caminhou sempre próxima de seus passos. É compreensível, pois, que também hoje participe da celebração da salvação que Cristo nos trouxe. É claro que a Igreja admira e exalta Maria como o mais excelente fruto da Redenção “e a contempla com alegria como uma puríssima imagem daquilo que ela mesma anseia e espera ser” (SC, 103).

Foi muito bom o terceiro simpósio mariano no qual o povo de Deus pode participar em vista do Círio de Nossa Senhora de Nazaré que ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro em Marabá, via online, onde as pessoas poderão acompanhar em casa o andamento do Círio. Será um círio em família. É círio outra vez. Deus seja louvado pelo Círio que é também oportunidade de unidade com Cristo, com a sua mãe para que Nossa Senhora leve os nossos pedidos ao seu Filho Jesus Cristo.

Diocese de Marabá – PA.