Marabá, 24 de abril de 2024

Encontro com os Padres Novos da Diocese de Marabá

18 de março de 2022   .

Na manhã do dia 18 de março, no Seminário Menor Jesus Misericordioso em Marabá foi realizado o encontro com os padres novos da Diocese de Marabá. O encontro teve como objetivo compreender a vida do sacerdote novo à luz do sacerdócio de Jesus Cristo para a vida da Igreja e para os tempos atuais. Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá, coordenou o encontro dos padres novos. Estiveram quase todos os presbíteros novos. Após a oração inicial, a leitura do evangelho do dia que fala dos vinhateiros perversos e morte do herdeiro, a vinha seria retirada do povo de Israel e dada para um povo que produziria frutos para o Reino de Deus, o ponto que a pedra rejeitada pelos construtores é a pedra angular, que é Jesus Cristo, a pedra mais importante do edifício, que é a Igreja, houve uma reflexão sobre o novo povo de Deus que somos nós para que produzamos frutos de justiça e de amor. Três assuntos foram aprofundados no encontro: o primeiro foi a Campanha da Fraternidade 2022 cujo tema é: Fraternidade e Educação, e o seu lema: e o Lema: Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr 31,26). Foram apresentadas as três partes que compõem o texto base: o escutar, o discernir e o agir, a necessidade aprofundar os dados sobre a educação. Foi falado também da necessidade da construção da pastoral da educação nas paróquias, universitária, a presença junto às escolas e universidades, a criação da aldeia educativa global, englobando lideranças ligadas à educação, da Igreja, das escolas, universidades, e outros setores que trabalham com a educação. Em seguida foi debatido o Sínodo 2023, comunhão, participação e missão. Lemos o folder que está circulando nas comunidades e paróquias e a necessidade de responder às duas perguntas solicitadas. O debate foi muito importante. E por fim aprofundamos os quatro pilares do sacerdote do Papa Francisco, em vista de ser um ministro conforme o plano de Deus, e do povo do Senhor. O Papa colocou a importância de quatro proximidades: a primeira com Deus. É preciso um relacionamento significativo com o Senhor para que o nosso ministério seja frutuoso. A segunda é dada com o Bispo, pai e pastor dos sacerdotes e do povo de Deus. A terceira proximidade é com os presbíteros, a unidade presbiteral, para caminhar juntos na unidade da diversidade na Diocese, na Igreja. A quarta proximidade é com o povo de Deus, sendo uma graça caminhar juntos com o povo de Deus e todos sejam encaminhados ao Deus Uno e Trino. Vimos também a necessidade de um maior acompanhamento por parte dos sacerdotes nos hospitais da cidade, e a formação de uma pastoral da saúde. O encontro foi muito bom no qual fortaleceu a fraternidade presbiteral junto com o bispo diocesano e com o Senhor Deus Uno e Trino. O encontro terminou com a oração da hora media e o almoço. O Senhor abençoe a todos os presbíteros novos da Diocese de Marabá.