Marabá, 27 de abril de 2024

Encontro diocesano de Leigos e de leigas

14 de julho de 2023   .

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.

A Diocese de Marabá realizou um encontro de leigos e de legas no Centro de Pastoral, Chácara do Bispo com o objetivo de aprofundar o documento 105 da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. Sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14). A participação de leigos e de leigas foi muito boa, bem como de sacerdotes, religiosos, lideranças de pastorais, movimentos e de serviços. Na parte da tarde teve a santa missa. Cada leigo e leiga são chamados a ser sujeitos eclesiais na Igreja e no mundo. A vocação própria dos leigos e das leigas, segundo o Concílio Vaticano II é ordenar as coisas temporais em busca do Reino de Deus. São Paulo VI afirmou que a tarefa dos leigos e das leigas é o mundo da política, da economia, das relações internacionais e também a colaboração com os pastores das Igrejas particulares, paróquias, comunidades. O Papa Francisco afirmou que a consciência dos leigos e das leigas na identidade e na missão vivendo o amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. É preciso sempre mais valorizar a missão dos leigos e das leigas na família, na comunidade e na sociedade, em vista de ser sal da terra e luz do mundo, como o Senhor Jesus disse aos seus discípulos e hoje para todas as pessoas que o seguem na vida cotidiana. Na parte da manhã teve o aprofundamento do capitulo I que falou sobre o cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo: esperanças e angústias. O capitulo II teve presente Sujeito eclesial: discípulos missionários e cidadãos do mundo. O capítulo III aprofundou a ação transformadora na Igreja e no mundo. Na parte da tarde teve encaminhamentos de ações em níveis de áreas de pastoral e diocesana e a missa conclusiva do encontro diocesano de Leigos e de Leigas na Diocese de Marabá. O Senhor abençoe a todos os leigos e leigas na missão de ser sal da terra e luz do mundo em unidade com Jesus Cristo, à Igreja, ao mundo e um dia participantes do Reino dos céus.