Marabá, 26 de abril de 2024

Marabá celebrará o Quadragésimo Primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré

15 de outubro de 2021   .

Neste fim de semana, 16 e 17 de outubro, Marabá estará completando a quadragésima primeira edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. São quarenta e um anos de vida mariana, onde o povo acorreu a Maria para estar mais perto de Jesus Cristo. Nós o faremos no formato como no ano passado, em família, sem o Círio presencial. Faremos uma carreata. O povo de Deus poderá acender uma vela diante da imagem de Nossa Senhora, do Sagrado Coração de Jesus, e assim poderá acompanhar pelos meios de comunicação social o andamento do círio, através das TVs, TV Círio Nossa Senhora de Nazaré, e outros meios.

Os círios refletem sempre algum tema para a nossa vida de seguidores e de seguidoras de Jesus Cristo, geralmente ligados à Campanha da Fraternidade. Neste ano nós meditamos: Ó Maria e José, fortalecei-nos na unidade da paz em Cristo. O círio é mariano, possuindo as suas raízes na visão mariana, da pessoa de Maria que aceitou o plano de Deus de que ele geraria na carne, o Filho de Deus. Desta forma ela fez a Vontade do Pai. Maria disse sim ao Plano de Deus na salvação da humanidade, de modo que o Salvador pode entrar na realidade humana, tornando-se igual a nós em tudo, menos o pecado. Nós incluímos a figura de São José, pai adotivo de Jesus Cristo e chefe da Sagrada Família. O Papa Francisco colocou o ano de São José, pessoa muito obediente ao Senhor e à sua vontade. Ele  também disse sim ao plano do Senhor, de ser esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nós pedimos que eles fortaleçam a todos, na unidade da paz em Cristo. A CF 2021 falou do Senhor Jesus Cristo que derrubou o murro de separação que existia entre judeu e pagão e criou um ser humano novo, homem e mulher, de modo que em Cristo tenhamos a paz e o amor. Como dissemos acima ele será em família. Ele ocorrerá no terceiro fim de semana de Outubro. A oração em família ajuda os fieis a amar Nossa Senhora e ao seu Filho Jesus Cristo.

As missas seguirão o caminho do Círio. A primeira será no santuário, no sábado de tarde, depois se seguirá com carro até a beira do Rio Tocantins, onde ocorrerá o Círio Fluvial, depois seguirá para Marabá Pioneira e na Catedral diocesana, na parte da noite haverá a missa e troca do manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. No domingo, haverá uma missa na catedral e depois por carro se seguirá a Transamazônica e algumas ruas da cidade até chegar ao palco do santuário para a missa de encerramento do quadragésimo círio de Nossa Senhora de Nazaré. Nesta missa teremos também a abertura do Sínodo 2023 na Diocese de Marabá: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Nossa Senhora de Nazaré, rogai a Deus por nós. O Senhor abençoe por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré todas as pessoas das Diretorias, os organizadores, os sacerdotes, as pessoas que ajudaram o Círio, entidades, autoridades municipais e estaduais, e pessoas simples, humildes. O Senhor acompanhe a todas as pessoas, devotas de Nossa Senhora de Nazaré.

Nós vemos a importância do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em nossas vidas, de pessoas que amam a Maria e ao seu Filho Jesus Cristo. Ele ajuda na missão de levar a mensagem evangélica para as famílias, para as comunidades, para as paróquias e para o mundo. Maria é na nossa mãe que nos leva ao seu Filho Jesus Cristo.

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.