Marabá, 29 de abril de 2024

Marabá realizou o quadragésimo segundo Círio de Nossa Senhora de Nazaré

17 de outubro de 2022   .

Foto: Pedro Santos

Nos dias 15 e 16 de Outubro, sábado e domingo realizou-se o quadragésimo segundo Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá. Foi sem dívida o maior dos Círios. Deus seja louvado. Após dois anos sem a sua realização, devido a Pandemia a da Covid 19, o povo de Deus foi às missas, caminhadas, no círio fluvial, caminhada na Marabá Pioneira, missa no palco, troca do manto, missa do Círio no palco perto da catedral na parte da manhã de domingo, caminhada até a folha 16 e missa final. Tudo transcorreu bem com a maior multidão de fé demonstrada em Maria, no seu Filho Jesus Cristo. Foi uma caminhada muito bonita, com muitas orações, muitas fortes vivas a Nossa Senhora de Nazaré, a Jesus Cristo, ao Círio e ao povo de Deus. Foi um círio de Nossa Senhora de Nazaré muito orante, na qual nós rezamos por nós, pelas nossas comunidades, paróquias, Diocese de Marabá, pelo nosso país, pelos pobres, pela paz no mundo, pelo nosso Papa Francisco e por toda a Igreja. Foram momentos marcantes de evangelização, de louvor a Deus Uno e Trino por Maria.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Marabá, neste ano, teve como tema: Maria, Mãe Educadora do Amor. O tema está ligado à Campanha da Fraternidade 2022 que diz: “Fala com sabedoria e ensina com amor” (Pr 31,26). Maria foi escolhida para ser a Mãe do Salvador, do Redentor. Ela disse sim ao plano de Deus. Maria é a serva do Senhor (Lc 1,38).. Ela foi percebida como a nova Eva, que foi obediente à Palavra do Salvador, como dizia Santo Ireneu de Lião[1].

Ela é Mãe porque gerou na carne o Filho de Deus, igual a nós em tudo, menos o pecado (Hb 4,15). Ela é chamada de Educadora porque ela educou o seu Filho na vida, na participação nas sinagogas e nas festas anuais do povo de Israel. É do amor. Tudo é feito com amor, porque a educação é realizada no amor em vista da superação da violência, da superioridade com os outros, do respeito com as pessoas, no amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. O tema da educação é aprofundado pelo fato de que essa inicia em casa, é dado na escola, na comunidade e na sociedade como fala o Pacto educativo do Papa Francisco.

Agradeçamos a Deus pelo quadragésimo segundo Círio de Nossa Senhora de Nazaré, todas as diretorias, os sacerdotes, as irmãs, o bispo diocesano, as pascoms, a imprensa, as pessoas de todos os órgãos de seguranças, o povo de Deus que participou do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Nossa Senhora de Nazaré, rogai a Deus por nós.

[1] Cfr. Ireneu de Lião, III, 22,4. Paulus, SP, 1995, pgs. 351-352.