Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.
Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1,31). Este lema da Campanha da
Fraternidade 2025 ajude-nos a ver na criação a beleza das coisas, pois Deus criou o
universo, os seres vegetais, espirituais, animais e humanos com infinito amor. É
importante perceber a forma como o Senhor criou as coisas a partir de Santo Ambrósio,
bispo de Milão, no século IV, uma vez que ele fez uma análise das coisas de Deus
criadas a serviço do ser humano e como é possível o cuidado para com todos os seres
vivos.
O sexto dia.
A criação foi feita por Deus Pai Criador em seis dias. O sexto dia tem uma
relevância particular porque antes da criação do ser humano teve a criação dos
quadrúpedes, serpentes, os animais da terra e rebanhos, os répteis. Deus viu que era bom
para em seguida Ele fazer o ser humano (cfr. Gn 1,24-26) 1 . Deus criou as coisas para o
serviço do ser humano e não para o seu domínio. É claro que muitas delas, servem
como alimento, sem misturas, mas com grandes sabores para a vida humana.
A terra produza os frutos.
Santo Ambrósio afirmou o dom da terra, criado por Deus que produza frutos
para a vida humana. A graça da terra foi dada para todas as pessoas. Ele teve presentes o
caso de Eliseu (cfr. 2 Rs 4, 38-43)com o seu servo que tinha dez pães de cevada para
cem pessoas, de modo que o profeta disse que ele daria o suficiente e todos comeriam,
porque como disse o Senhor, “comerão e ainda sobrarão” (cfr. 2 Rs 4,43). A fé nas
coisas plantadas dá e dará colheita abundante, a comida na realidade humana pela
realização das palavras do Senhor 2 .
A beleza da criação.
Deus fez as coisas em seis dias de modo que tudo foi feito de uma forma
maravilhosa, bonita, bela. O bispo de Milão teve presentes as palavras do Senhor ditas
em Isaias (cfr. Is 40,22) pois “Quem mediu a água com a mão e o céu com a palma, e
toda a terra com a mão fechada?! Quem colocou os montes, os rochedos e os pratos na
balança?!”. Foi com grande amor que o Senhor criou todas as coisas e os seres
humanos. Uma outra pergunta levantou o bispo de Milão: “Qual é pois, o ser humano
que ousa reivindicar para si uma sabedoria igual à de Deus tendo o seu conhecimento,
próprio de Deus?! 3 . O poder de Deus na criação manifestou a sua beleza no qual tudo
converge para o bem das coisas, dos seres humanos e da própria glória de Deus.
O sexto dia nas gerações.
1 Cfr. Examerão, 2,3. Os seis dias da criação. In: Santo Ambrósio. São Paulo: Paulus, 2009, pgs. 226-227.
2 Cfr. Idem,2,6, pg. 228.
3 Cfr. Ibidem, 2,7, pg. 229.
Santo Ambrósio teve presentes as palavras da Escritura onde Deus afirmou que a
terra produza a alma vivente dos rebanhos, dos animais e répteis (Gn 1,24). Este ponto
significou que a Palavra de Deus correu por toda a criação na constituição do mundo, de
modo que fossem produzidas da terra as espécies de seres vivos que Deus determinou,
de modo que todas viessem a ter uma sucessão conforme a sua espécie e semelhança.
Na ordem do Criador a espécie gera outra espécie de modo que o leão gera leão, o tigre
gera tigre, o boi gera boi, a vaca gera a vaca, o cisne gera cisne, a águia gera águia 4 .
Cada espécie gera a sua própria espécie. Desta forma, o ser humano gera o ser humano.
O Senhor é digno de louvor.
Santo Ambrósio seguiu as palavras do salmista que disse: “Quão imensas são
tuas obras, ó Senhor! Fizeste todas com sabedoria” (Sl 104,24). Todas as coisas foram
feitas com perfeição. A sabedoria divina penetra todas, de modo que é mais forte o
testemunho da natureza do que o argumento da doutrina 5 . O bispo de Milão teve
presentes o conhecimento dos animais, e também dos seres humanos em se
salvaguardarem diante dos perigos, a resistência e a coragem de todos os seres criados.
Este movimento vem do próprio Criador. Os animais discernem pelo cheiro os
alimentos nocivos e os salutares, porque a melhor mestra da verdade é pois a natureza 6 .
A natureza das feras é simples, desconhecendo fraudes à verdade. Foi o Senhor,
segundo Santo Ambrósio que Ele dispôs este poder de uma forma conveniente a todas
as criaturas 7 .
A sabedoria divina na humanidade.
A Sabedoria dada às coisas pelo Senhor fizeram-nas prosseguir na existência de
modo que Ele criou tudo com ordem, assim da mesma forma criou o ser humano com
sabedoria 8 . Tudo procedeu de seu imenso poder para com todas as criaturas. Santo
Ambrósio seguiu a Palavra de Deus que disse: “Admirável, de fato é o Senhor nas
alturas”(Sl 93,4) 9 .
A criação humana.
O sexto dia colocou também a ordem de Deus que disse: “Façamos o homem à
nossa imagem e semelhança”(Gn 1,26). O verbo ‘façamos’ coloca Deus Uno e Trino na
criação humana. O Senhor não disse estas coisas aos anjos mas ao ser humano ao criá-lo
com amor. O ser humano é criado, segundo as Escrituras, à imagem do Deus invisível e
com o Primogênito de toda a criatura, Jesus Cristo (cf. Cl 1, 13-15) 10 . A criação humana
dada na imagem do Criador e Redentor é para servir as criaturas e não para dominá-las.
Ele foi percebido, criado segundo Santo Ambrósio para edificar a casa 11 . Ele tinha
4 Cfr. Ibidem, 3,9, pg. 230.
5 Cfr. Ibidem, 4, 21, pg. 237.
6 Cfr. Ibidem, pg. 237.
7 Cfr. Ibidem,4, 22, pg. 238.
8 Cfr. Ibidem, 4, 27, pg. 243.
9 Cfr. Ibidem, 6,36, pg. 247.
10 Cfr. Ibidem, 7,40, pg. 251.
presente que a casa de Deus é comum ao pobre e ao rico 12 de modo que todos tem os
mesmos compromissos e deveres diante do Criador. Todos os seres vivos vêem as
coisas mas somente ao ser humano foi dada a graça de ver o universo e contemplar o
seu Criador 13 .
Santo Ambrósio falou que o sexto dia criado por Deus fez as coisas, os animais
domésticos e selvagens, e a totalidade da obra do mundo foi concluída, com a criação
do ser humano, sendo o principado de todos os seres vivos, o ponto mais alto do
universo, a graça dada para toda a criação 14 . Nós somos chamados a viver a Palavra de
Deus no contexto humano, ecológico, eclesial, social e um dia nós sejamos participantes
do Reino de Deus pelo amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
11 Cfr. Ibidem, 8,51, pg. 261.
12 Cfr. Ibidem, 8,52, pg. 262.
13 Cfr. Ibidem, 9,67, pg. 272.
14 Cfr. Ibidem, 10,75, pg. 277.