Marabá, 27 de abril de 2024

O significado do lema na Campanha da Fraternidade 2024

05 de março de 2024   .   

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.

            Vós sois todos irmãos e irmãs (cf. Mt 23,8). É o lema da Campanha da Fraternidade 2024, sendo esta coordenada pela CNBB: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil[1] nas paróquias, comunidades, instituições, escolas, universidades. Por ser Palavra de salvação, do Senhor Jesus, pede o lema de todos os seus seguidores e suas seguidoras, a fraternidade entre as pessoas porque todos somos irmãos e irmãs no Senhor, não sendo pelo vínculo da dominação, do autoritarismo mas este é dado no amor. O contexto dito por Jesus foi que Ele criticou os fariseus e os doutores da Lei porque eles se apoderaram da autoridade de ensinar, porque havia a diferença entre os seus ensinamentos e os seus comportamentos, fator que resultavam na hipocrisia, na falsidade de suas convicções e ações. Uma separação acompanhava as coisas naquilo que eles diziam e faziam, de modo que Jesus condenou o comportamento daquelas pessoas, lideranças religiosas. Elas colocavam pesados fardos, jugos nos ombros dos outros, mas eles mesmos não os moviam nem sequer com um dedo (cf. Mt 23,4), para dizer que exigiam muitas das pessoas, porém não viviam a exigência da Lei, do amor fraterno e com Deus. Outro dado denunciado pelo Mestre Jesus era tudo aquilo que faziam era para ser admirado pelas pessoas. A recompensa era dada pelo elogio dos outros e não pela bondade do Pai.

            O Mestre é Jesus.

Ele era o verdadeiro Mestre, aquele que ensinava aos outros, porque ele vivia a palavra de Deus, sendo Ele a própria Palavra de salvação. No tempo de Jesus, os títulos de rabi, mestre conotavam poder, reconhecimento do ensino de alguns sobre os outros. Na comunidade dos seguidores de Jesus não será assim, porque segundo Jesus, único Mestre é Cristo e todos somos irmãos e irmãs. O seu evangelho é o único ensinamento que humaniza as pessoas e faz viver.

            Único é o Pai.

Jesus pede aos seus discípulos e discípulas que Deus é o Pai de toda a humanidade. Ele mostrou a centralidade do Pai celeste, como único Pai, de modo que todos somos filhos e filhas do Pai celeste, sendo irmãos e irmãs uns dos outros. A fraternidade humana possui como fundamento a paternidade de Deus.

            O Espírito Santo é o único Guia.

É o Espírito Santo, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade que guia para a vida da pessoa em relação à vida comunitária. Ele dá a graça da intimidade com Deus e com os irmãos e irmãs. Pelo fato de que o Espírito é o único Guia, tem como conseqüência que todos somos irmãos e irmãs em Jesus Cristo, sendo iguais uns com os outros. Toda a atribuição de poder e de autoridade ganham sentido e valor pelo serviço, e não havendo o domínio e superioridade na comunidade pelo ensino, todos são irmãos e irmãs em Jesus Cristo.  

            Mudança de vida.

Entre os que seguem a Jesus não deve ser em primeiro lugar, como acima foi dito, a valorização do exterior, a admiração vinda dos outros para as pessoas que seguem ao Senhor. É Jesus o sentido maior na qual o discípulo, a discípula se aproximam da Lei. Assim uma mudança de vida faz-se necessária para viver a humildade, a caridade, o amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. Sendo Jesus, o Verbo de Deus encarnado, a chave de sentido para a história, o alcance dá-se nele pela sua interpretação e prática,

            A fraternidade.

 Jesus quer de todos nós, e da humanidade, a fraternidade, porque somos irmãos e irmãs, tendo presente a realização da Vontade de Deus pela prática de suas palavras no cotidiano de nossas existências. O fato de que em Jesus Cristo somos irmãos e irmãs é um vinculo forte muito maior que os laços de sangue. Todos somos irmãos e irmãs no Senhor, e porque em Jesus temos um único Mestre, resultando disso a fraternidade entre as pessoas e os povos.

            A prática de vida.

As palavras de Jesus assumem o seu verdadeiro sentido por uma prática de vida. Quando na existência humana existe o esforço para que a Palavra de Deus, que é o próprio Jesus esteja na mente e no coração das pessoas, somos verdadeiros discípulos, discípulas, irmãos e irmãs uns dos outros, tendo os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (cf. Fl 2,5).

            O Lema aponta para a fraternidade em  Jesus. Jesus nos quer próximos uns dos outros para que assim Deus Uno e Trino seja louvado e amado sobre todas as coisas e as pessoas se amam de fato em relação a Deus, ao próximo como a si mesmo.

[1] Cfr. CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/Campanha da Fraternidade 2024: Manual. Brasília. Edições CNBB, 2023.

FacebookWhatsAppTwitter

VEJA TAMBÉM