Marabá, 04 de maio de 2024

Encontro diocesano de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024.

05 de fevereiro de 2024   .

A Diocese de Marabá realizou um encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema: Fraternidade e Amizade Social e Lema: Vós sois todos irmãos e irmãs (cf. Mt 23,8), no Centro de Formação diocesana, Chácara do Bispo. O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é despertar para o valor da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos. O encontro teve inicio na sexta-feira, com a missa , a janta, e depois houve a introdução do encontro na parte da noite, com a especificação dos sessenta anos da CF, os diversos subsídios da Campanha da Fraternidade 2024. No sábado houve o aprofundamento do ver a realidade da amizade social. O texto base coloca o episodio de Gn 4,9 onde Caim matou Abel, o fratricídio, um irmão eliminou outro irmão. O texto aprofunda a realidade de que somos irmãos e irmãs uns dos outros. Fomo remidos por Cristo e temos a mesma vocação e destino (cf. GS, n. 29). No entanto o pecado vê o outro como inimigo, de modo que no seguimento a Cristo é preciso eliminar toda forma social ou cultural de discriminação (cf. GS, n. 29). O Papa Francisco chamou a atenção sobre a globalização da indiferença (EG, n. 54). A Campanha da Fraternidade é uma oportunidade de um encontro com Cristo Jesus e a vivencia de seus mandamentos. A outra pessoa não seja vista como inimiga, mas como amiga que luta junto pela paz e pelo amor a Deus, ao próximo como a si mesma. Na parte da tarde foi analisada o Iluminar tendo presente a palavra de Jesus aos seus discípulos que todos somos irmãos e irmãs em Cristo (cf. 23,8). Jesus criticou a atuação dos escribas e dos fariseus por não viverem a Palavra de Deus, por ficarem mais nas aparências do que na realidade da Palavra do Senhor. Entre os seus discípulos não será assim porque todos são irmãos e irmãs uns dos outros, tendo um só Mestre, Jesus, um só Pai, o celeste, um só Guia, o Espírito Santo. Pelo batismo temos uma só dignidade de filhos e de filhas de Deus e por isso somos irmãos e irmãs (cf. Mt 23). A terceira parte fala do agir, que é para alargar o espaço da tua tenda (Is 54,2). O texto base reforça ações em nível pessoal, como a coleta nacional no domingo de ramos, o olhar a cada pessoa com amor,comunitário-eclesial tendo como sugestões o empreender com coragem a conversão pastoral, cultivar a espiritualidade de comunhão, o educar para o bom uso das redes sociais e em nível social será preciso valorizar o serviço social, promover a cultura da paz e do amor. O encontro ocorreu também com o debate entre as áreas de pastorais em vista de ações objetivas sobre o tema da amizade social. O encontro teve a participação de umas cento e vinte pessoas. Serão muito importantes que a Campanha da Fraternidade 2024 seja trabalhada nas comunidades, paróquias, em diversos setores da vida pessoal, comunitária e social, áreas de pastoral, áreas milionárias, Diocese e Igreja no mundo. Deus Uno e Trino seja louvado pela realização do encontro da Campanha da Fraternidade 2024 que versará sobre a amizade social e o seu lema: Vós sois todos irmãos e irmãs (cf. Mt 23,8).