Marabá, 27 de abril de 2024

Visita Pastoral à Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Palestina do Pará.

14 de agosto de 2023   .

Entre os dias 11 a 13 de agosto ocorreu a visita pastoral do Bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus na Palestina do Pará. O Padre Sanzio Luiz Ferraz Almeida, Pároco da Paróquia acolheu-nos muito bem no final da parte da manhã. Na parte da tarde iniciamos a missão com a visita na Escola 21 de abril na qual a Diretora reuniu os estudantes da escola para nós falarmos do dia do estudante, tendo presente o dia comemorativo, a missão do estudante, do educador, da educadora, e todas as pessoas que trabalham na educação. A pessoa que estuda busca os conhecimentos para se aprimorar na vida de modo a servir sempre mais os outros, à comunidade, e a Deus. O Senhor dá a graça do estudo de modo que o estudante aproveita ao máximo para estudar e viver bem o cotidiano de sua vida. Na parta da noite nós estivemos na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, Posto Fiscal onde rezamos a missa, e no final nós conversamos assuntos referentes a vida da comunidade, das pastorais, movimentos e também do nosso Tribunal Eclesiástico que julga os casos de matrimônios. A comunidade se alegrou muito com a presença do bispo diocesano e de seu pároco. Em seguida fizemos uma visita à escola Princesa Isabel onde nós mantivemos uma conversa com as pessoas que fazem o EJA: Educação de Jovens e Adultos, para falar do dia do estudante. Nós realçamos a importância dos pais e mães de família estudar como nós nos deparamos na sala de aula. O dia comemorativo do estudante foi dado não só com os estudantes pequenos, adolescentes e jovens mas também com pessoas idosas. Este fator enaltece ainda mais os estudantes, porque toda a idade é boa para o estudo. No sábado pela manhã rezamos juntos as Laudes com o Padre Luiz. Em seguida nós fomos para o Posto da Balsa, Comunidade São Pedro onde rezamos a missa e no final mantivemos um diálogo a respeito da visita pastoral e do andamento da comunidade. No sábado de tarde fomos até o Rio Mar, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde rezamos a missa juntamente com a presença da comunidade e realçamos a importância da visita pastoral do bispo e das pastorais que necessitam ser realçadas como a catequese. Na parte da noite estivemos na Vila Santa Isabel, Comunidade Santa Isabel, onde rezamos a missa, damos o sacramento do batismo para algumas pessoas, e falamos do valor da comunidade, da visita pastoral, dos serviços e pastorais na comunidade. No domingo de manhã nós rezamos as laudes junto com o Padre Luiz e em seguida fomos até a comunidade Nossa Senhora Aparecida para a celebração da eucaristia, e no final nós mantivemos uma reunião com as principais lideranças da comunidade e da paróquia, realçando o valor da comunidade, da visita pastoral do bispo, do tribunal eclesiástico, da necessidade de participar da comunidade, de regularizar os matrimônios, de rezar por todas as vocações à vida sacerdotal, religiosa, matrimonial e laical. A visita pastoral foi muito aproveitosa, bonita, tempo especial de convivência com o sacerdote local e com o povo de Deus. A visita pastoral é a visita do bispo como o sucessor dos apóstolos às paróquias, às comunidades. O Sagrado Coração de Jesus abençoe a todas as pessoas da Paróquia. Um ponto fundamental que nós nos deparamos é o melhoramento da catequese na qual existe catequistas, mas falta as vezes os catequizandos porque os pais não enviam os seus filhos e filhas para a catequese. Alguns pais enviam e outros não. Será preciso que o Padre e as catequistas falem mais para a comunidade para que haja a catequese, fundamental na evangelização das crianças, dos adolescentes, jovens e adultos. Outro ponto a ser realçado será a formação de minsitros da palavra e da eucaristia na paróquia e nas comunidades para assim as comunidades abrirem no fim de semana quando o sacerdote não puder ir de modo a ter a celebração da palavra com a eucaristia. Outro ponto é o aprofundamento da pastoral da educação para ser assumida sempre mais pelas lideranças, a pastoral do dizimo poderá melhorar e a participação das pessoas na vida da comunidade. O nosso agradecimento dá-se a Deus em primeiro lugar pela visita pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Palestina do Pará, ao Padre Luiz, ao povo der Deus da Palestina, todas as pessoas que contribuíram para o bom andamento da visita pastoral realizada com alegria e com muito amor. O Deus Uno e Trino seja louvado e amado por todas as coisas boas realizadas na visita pastoral do bispo diocesano de Marabá.