Marabá, 03 de maio de 2024

Visita Pastoral à Paróquia São Domingos de Gusmão

05 de setembro de 2023   .

De 24 a 27 agosto ocorreu a visita pastoral na Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos do Araguaia, PA, pelo bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini. Na chegada teve a acolhida pelos Padres Paulo Cesar Ferreira Soares, pároco e Manoel de Jesus Machado Silva Júnior, Vigário Paroquial. Na parte da noite nós estivemos no Cemitério municipal de São Domingos, onde nós rezamos a missa pelos mortos das comunidades, mas sobretudo aqueles ocorridos durante a COVID 19 que foram muitas pessoas em São Domingos do Araguaia, dando desta forma a abertura da visita pastoral. Na sexta-feira de manhã houve um diálogo com os sacerdotes de uma forma individual e depois com os dois sacerdotes, aonde vimos a importância da missão, a unidade, a vida na Diocese de Marabá, a vocação dos sacerdotes, a oração, do serviço e amor a Jesus Cristo, à Igreja diocesana, ao povo de Deus. Nos dias em que estivemos na Paróquia foram muito bons a convivência com os sacerdotes, e também fizemos as orações juntos. Ainda na parte da manhã da sexta-feira houve um encontro com os vereadores da cidade de São Domingos onde conversamos a respeito da vida do povo de São Domingos, as tarefas dos vereadores, e a nossa missão junto às autoridades e ao povo de Deus. Ainda na parte da manhã estivemos no Hospital Municipal fazendo visitas aos doentes e também rezamos com as pessoas doentes. Na parte da tarde de sexta-feira estivemos na secretaria paroquial para ver os livros do batismo, da crisma, do  matrimônio, da contabilidade paroquial com as comunidades e com a Diocese e também conversamos com as secretárias e o pároco, Padre Paulo. Foi muito boa a conversação. Ainda na sexta-feira, na parte da tarde nós fomos à Comunidade São Luis de França, por ocasião da festividade de São Luis onde rezamos a missa, conversamos sobre diversos assuntos da visita pastoral e depois teve a confraternização da comunidade. Os dois sacerdotes nos acompanharam bem como outras pessoas. Ainda na parte da noite estivemos no Setor Coxiú, onde teve encontro com as comunidades de São Mateus, São Jorge, Santo Antônio da Veneza, São Lucas da Veneza, São Benedito, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Carmo. No sábado de manhã, dia 26 de agosto, houve um encontro com as lideranças de comunidade, pastorais e movimentos Setor Cidade que foram: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Desterro, São Francisco, Nossa Senhora Aparecida Liberdade, São Sebastião, São Luiz Gonzaga, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia Sair do Sol, Santa Ana e São Raimundo Nonato. Estiveram também presentes as Pastorais e Movimentos: Dizimo, Catequese, Apostolado da Oração, Coroinhas, Mães que Oram pelos Filhos, RCC, Terço dos Homens, Ministros Extraordinários da Comunhão. Nós debatemos a visita pastoral, a sua importância, a vida das comunidades, a contabilidade, a catequese, a pastoral do dizimo, a pastoral da educação, familiar, o atendimento nas comunidades, a parte sacramental do batismo, crisma, eucaristia, matrimônio, o processo de nulidade matrimonial, além de outros assuntos referentes à Diocese de Marabá. Aliás, estes assuntos foram tratados nas outras comunidades visitadas. Perto do meio dia teve o almoço preparado pela comunidade matriz para todas as pessoas participantes. Foi muito bom este encontro com as lideranças, com o bispo diocesano, com os sacerdotes. Na parte da tarde teve o Encontro com as comunidades do Setor Breno que eram assim chamadas: Santo Antônio Patuá, Santa Maria Madalena, Nossa Senhora da Guia, São João Batista, Nossa Senhora Aparecida Jatobá, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Santa Luzia Pimenteira e São Raimundo Nonato. Foi muito boa a participação do povo de Deus naquele setor. Na parte da noite teve Encontro com as comunidades do Setor BR 153 que eram as seguintes comunidades: Nossa Senhora Aparecida VL Metade, Nossa Senhora da Conceição, São José, São Luís de França, Nossa Senhora da Gloria, São Tiago, Sagrado Coração de Jesus, São Pedro e Nossa Senhora do Rosário. Teve o diálogo, a missa, e em seguida a confraternização com alimentos, sucos e refrigerantes. Foi um dia bastante cheio mas muito bom para a visita pastoral do bispo diocesano. Nós nos encontramos com diversas lideranças da paróquia. Isso foi muito bom. No domingo, dia 27 de agosto teve a missa na Comunidade Nossa Senhora do Desterro, depois nós fomos até a comunidade Santa Luzia, Sair do Sol onde teve a missa e batizado na comunidade. Foi muito boa a participação do povo de Deus e dos sacerdotes. Na parte da tarde teve o Encontro com as comunidades do Setor Água Fria que eram as seguintes comunidades: Santa Isabel, Nossa Senhora da Divina Providencia, Santa Luzia do Cacau, Santo Antônio Cacauzinho, Nossa Senhora das Graças e São Jorge do Trevo. Teve o diálogo, a missa com as lideranças. Teve uma boa participação. Na parte da noite, do domingo, dia 27 de agosto teve a Missa de Encerramento da Visita Pastoral na Igreja Matriz. Foi muito boa a visita pastoral do bispo dicoesano, Dom Vital Corbellini, na Paróquia de São Domingos, a convivência com os Padres Paulo e Manoel, as lideranças, o povo de Deus. O Senhor abençoe a todas as pessoas participantes por ocasião da visita pastoral na Paróquia de São Domingos de Gusmão em São Domingos do Araguaia, Pará, Diocese de Marabá.