Marabá, 23 de abril de 2024

A Diocese de Marabá comemora 40 anos de vida com alegria e amor

A Diocese de Marabá está completando 40 anos de fundação, de existência. É uma graça de Deus e missão de todos nós, povo de Deus. São João Paulo II elevou Marabá de Prelazia à Diocese em 16 de Outubro de 1979: portanto faz 40 anos de vida diocesana. A alegria e o amor de Deus acompanham-nos neste momento de celebrações nas comunidades, nas paróquias, junto aos nossos sacerdotes e lideranças comunitárias e sociais. O Senhor nos colocou nesta região do Sul e do Sudeste do Pará. É graça de Deus celebrar os 40 anos porque muitas coisas foram feitas pela presença do Senhor que iluminou bispos, sacerdotes, leigos e leigas no trabalho da evangelização, do anúncio do Reino de Deus aqui e agora e um dia na eternidade. Somos o presente; sintamo-nos diocesanos e diocesanas. Você faz parte da Diocese de Marabá, com desafios e esperanças, com projetos e ações em favor das pessoas, dos doentes, dos encarcerados e encarceradas, dos povos indígenas, dos ribeirinhos, dos adolescentes, dos jovens, das crianças, dos idosos, dos pobres, das mulheres e homens da cidade e do campo, das pastorais, dos movimentos, dos serviços, dos sacerdotes, religiosos e religiosas, dos vocacionados e das vocacionadas, dos seminaristas e de todo o povo de Deus e pessoas de boa vontade. Você faz parte da comunidade, da paróquia, da Diocese de Marabá.
Rezemos para que possamos servir sempre mais o povo de Deus que o Senhor nos colocou, nos concedeu com amor. Rezemos pelos nossos sacerdotes, bispo, lideranças que sempre nos acompanham para que vão para frente com a graça de Deus e a responsabilidade humana. Vivamos a formação e a missão, prioridades diocesanas. A Diocese tem quase 82 mil kilômetros  quadrados, 600 comunidades, mais de 40 sacerdotes diocesanos e religiosos, mais de 25 religiosas, 16 municípios, 29 paróquias, 700 mil habitantes, diversos meios de comunicação social, TVs e Rádios. Dia 03 de Julho lançaremos na catedral na missa das 19h30min o jubileu diocesano. No dia 25 de agosto celebraremos no Colégio Claretiano a Jornada diocesana, a comemoração como Diocese dos 40 anos. Cada comunidade enviará um representante. Dia 16 de outubro celebraremos os 40 anos de Diocese. Cada comunidade celebrará o jubileu. O mês de Outubro será o mês missionário, e o mês do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em Roma, celebraremos o Sínodo sobre a Amazônia. No mês de Novembro teremos a Assembleia Diocesana. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da Diocese, abençoe a Diocese de Marabá, e leve os nossos pedidos ao seu Filho Jesus Cristo.
Participe da alegria e do amor dos 40 anos da Diocese de Marabá na sua comunidade e na sua paróquia. Obrigado pelos meios de comunicação social divulgar esta mensagem.
Reze para que sejamos servidores do povo de Deus e do Deus Uno e Trino.
Dom Vital Corbellini
Bispo de Marabá – PA.