Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.
São Beda foi um presbítero que viveu na Inglaterra, Britânia, assim conhecida na época do Império Romano, pessoa também chamada, de Venerável, pois ele testemunhou com a sua vida simples, humilde o seguimento a Jesus Cristo e o amor à Igreja. Ele elaborou diversas homilias muitas das quais chegaram até nós, para o nosso conhecimento e ação pastoral. Ele teve presentes os grandes acontecimentos eclesiais e também a vida apostólica. Nós festejamos os Apóstolos São Pedro e São Paulo, pessoas que deram as suas vidas ao Senhor Jesus Cristo e ao Reino de Deus. Veremos a seguir as considerações dadas a eles pelo Padre da Igreja.
O amor a Jesus Cristo.
São Beda interpretou a leitura do Evangelho na época pela sua liturgia, que solicitava para todas as pessoas e para Pedro por parte de Jesus, o amor perfeito. O Senhor pedia-lhe o amor ao Senhor com toda a alma, capacidade e ao próximo nosso como a nós mesmos (cf. Mt 12,30-31). Nenhum destes amores pode ser perfeito, sem o outro, porque não se pode amar verdadeiramente a Deus sem o amor ao próximo, como a si mesmo.
Desta forma o Senhor pediu mais vezes a Pedro se o amasse mais que os outros e ele respondeu que o amava (cf. Jo 21,15-19), O Senhor afirmava que ele deveria apascentar as suas ovelhas, os seus cordeiros. Segundo a interpretação de São Beda, aquela forma de amar o Senhor passava pelo amor aos irmãos e irmãs, de dar-lhes a atenção, a doação. Se a pessoa descuida do amor ao próximo, não ama de coração a Deus, porque o amor a Deus é dado ao amor ao próximo, à pessoa necessitada. O amor a Deus, a Jesus é fundamental para desta forma amar ao próximo como a si mesmo.
Simão de João.
São Beda tem presente as perguntas de Jesus no sentido que ele é chamado de Simão, filho de João, no seu amor ao Senhor, no sentido que Simão, no caso Pedro, significa aquele que obedece à graça de Deus. Esta visão do amor serviria para dizer que o amor de Pedro não era merecimento humano, mas dom divino, que segue a vontade do Senhor com maior obediência dos outros para assim amar o Senhor com maior aderência. A presença do Espírito faz a pessoa seguidora do Senhor amar a Deus mais que os outros na sua integridade.
O fato de Pedro ter dito a Jesus que o Senhor sabia que ele o amava é como se dissesse que ele sabia que o amava com todo o coração e o Senhor sabia melhor do que ele (cf. Jo 21,17). O amor de Pedro a Jesus deveria ser integral, total para assim guiar bem a Igreja, a comunidade eclesial.
Pedro glorificou o Senhor.
O Senhor disse após as três perguntas de seu amor por Ele, apascentando as suas ovelhas, a sua morte de modo que ele iria glorificar o Senhor (cf. Jo 21,18). Ele também passou pelos tormentos da cruz que conforme a tradição morreu de cabeça para baixo. Ele rendeu glória a Deus pela sua vida dada ao Senhor também na sua integridade, no seu amor ao Senhor e as ovelhas, o povo de Deus. Ele não fez a sua vontade, mas a vontade do Senhor.
São Paulo também glorificou o Senhor.
São Beda teve presente São Paulo, uma vez que festa eclesial é também para Ele, Apóstolo do Senhor que glorificou o Senhor com a sua vida, paixão, a morte. São Lucas escreveu nos Atos dos Apóstolos a sua adesão pelo Senhor, evangelização e pela fundação de comunidades (cf. At 13). Ele elaborou diversas cartas para as comunidades que ele fundou e acompanhou, tendo presente a adesão ao Senhor Jesus, falando da caridade, da adesão as pessoas ao Reino celeste. Ele afirmou também a realidade das tribulações, as perseguições por causa de Jesus Cristo porque quem quer viver com o Senhor Jesus Cristo passa pelas dificuldades, sabendo que a graça é maior que as cruzes(cf. 2 Tm 3,12). No final de sua missão apostólica afirmou que ele combateu o bom combate, completou a corrida, guardou a fé (cf. 2 Tm 4,7).
Morte preciosa
São Beda afirmou quanto foi preciosa à face do Senhor a morte daquele santo, São Paulo, o apóstolo das nações (cf. Sl 115,12). Ele tinha a consciência que a vida dada ao Senhor pela morte violenta, pelo martírio não era senão que ser oferecido ao Senhor como vítima agradável e pura. São Paulo deu a sua vida por Jesus Cristo e com total empenho assumiu o pastoreio pelas ovelhas de Jesus, de modo semelhante a palavra de Jesus dada a Pedro de apascentar as suas ovelhas foi dito também para São Paulo.
A multidão de pessoas.
São Beda também afirmou que a multidão de pessoas que seguiu ao Senhor e segue de uma forma atual glorificam ao Senhor com as suas vidas e com as suas mortes, cada pessoas ao seu tempo. Os seus modos de vida, pelo amor a Deus, ao próximo como a si mesmo, amor à Igreja, possam participar um dia do Reino dos céus. As pessoas amaram o nosso Redentor e com fraterna solicitude ocuparam-se pela saúde, pela vida do próximo nas suas necessidades tendo presentes a recompensa divina anunciada pelo Senhor Jesus Cristo.
Os apóstolos São Pedro e São Paulo ajudem-nos a amar Jesus Cristo, a Igreja. Assim como o Senhor Jesus fez, nós precisamos dar a vida, da mesma forma como estes apóstolos deram as suas vidas pelo Senhor. O Senhor abençoe o Papa Leão XIV, sucessor de Pedro, e com Ele buscamos a unidade na comunidade, o amor fraterno, o amor a Deus, ao próximo como a si mesmo, na vida familiar, eclesial, social para um dia, com a graça de Deus, participarmos do Reino de Deus.