Marabá, 27 de abril de 2024

A Oração do Pai Nosso

30 de julho de 2019   .    Notícias da Diocese

Por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.

A oração do Pai Nosso é oração das orações, é a melhor das orações, ensinada por Jesus Cristo aos discípulos e que chegou até nós pelos nossos pais e também pela catequese na comunidade. Ela nos faz entrar em comunhão com Deus Pai, Criador de todas as coisas, dos seres humanos, e também ajuda-nos a viver bem com os outros, consigo mesmo, dando-nos também a menção da salvação em Deus. As duas dimensões devem andar juntas para que seja verdadeira a oração: a vertical e a horizontal. Jesus é o modelo de oração na qual ensinou a sua forma de rezar a Deus Pai chamando-o de Pai Nosso, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, de paz, de justiça e de amor, seja feita a vossa Vontade tanto na terra como céus. Temos também a relação horizontal na qual pedimos o pão nosso de cada dia nos dai hoje, o pão para nós e para todos, perdoa a nossas ofensas, nas quais necessitamos do perdão do Senhor, porque somos pecadores e pecadoras, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, para que a gente possa perdoar com alegria e com amor, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, da dimensão da condenação, mas que tenhamos a vida eterna, a vida com Deus. Somos convidados a rezá-la sempre, na família, na comunidade e na sociedade porque trata-se de um programa de vida rumo à santidade de todos nós discípulos, discípulas, missionários e missionárias de Jesus Cristo e da sua Igreja.
Tertuliano, padre africano do século III afirmava que o quando dizemos Pai Nosso que estais nos céus (Mt 6,9) confessamos Deus e exprimimos nossa fé nele. De fato, rezamos Deus e o recordamos na nossa fé, pela qual somente é possível rezar assim. São Cipriano, Bispo e mártir do século III, também do Norte Africano dizia que a oração do Pai Nosso contém muitas riquezas e mistérios, breves nas palavras, mas amplas no espírito do seu poder. Dizemos Pai e por isso somos filhos. Santo Agostinho, Bispo de Hipona, Norte da África, dos séculos IV e V, tinha presente Deus como Pai que está nos céus, mas também que nascemos do pai Adão para a morte e de Deus Pai para ser regenerados à vida em Cristo Jesus.
A oração do Pai Nosso estimula-nos a viver o amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. Vivamos o seu conteúdo assim como o Senhor Jesus no-la ensinou nos diversos momentos da vida, na família, na comunidade e na sociedade.