Marabá, 26 de abril de 2024

Estimados sacerdotes e povo de Deus.

02 de outubro de 2020   .    Notícias da Diocese

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Estamos nos aproximando das eleições municipais de modo que somos chamados a comparecer no pleito eleitoral para dar o nosso voto consciente, em pessoas que possam governar bem ou da melhor forma os nossos municípios. O voto não se vende, não se compra, é vida que ali poderá se desenvolver nas pessoas que deverão defender políticas públicas em favor de todas as pessoas, sobretudo das mais necessitadas. Como igreja nós devemos incentivar os leigos e as leigas para que assumam cargos públicos, porque a política é um ato de caridade, segundo a Doutrina Social da Igreja. Nós podemos apoiar as pessoas para estes encargos de uma forma pessoal, privada, mas não de uma forma pública como se a Igreja tivesse um candidato ou uma candidata, pelo fato de que a comunidade é ampla e ela votará em diversos candidatos sendo que uma particular candidatura em público da parte, sobretudo do ministro ou liderança manifestados, causará certamente divisão, confusão e muitas vezes crítica. Nós exortamos para que se evite uma candidatura que seja manifestada de uma forma pública. O que fica claro é que se houver qualquer menção de propaganda eleitoral na Igreja ou nos seus arredores, tanto o candidato quanto a paróquia podem ser multados pela justiça eleitoral. Queremos exortar às comunidades e as Paróquias para que não sejam usados os salões para manifestações políticas partidárias porque isso poderá acarretar em multas pelo tribunal eleitoral para os candidatos e para as próprias paróquias e comunidades. Os candidatos deverão fazer os seus comícios nas ruas e não em recintos, ou salões paroquiais. Estejamos atentos para que não se propaguem as Fake News, as falsas notícias, sobre pessoas, candidatos. Desejamos que todos possam viver este período de preparação às eleições como momentos de democracia em vista do bem comum, de vida nova, no qual a eleição trará benefícios para o povo de Deus com os seus futuros eleitos no exercício da paz e da caridade, e também para a glória de Deus Uno e Trino.

Em Cristo Jesus.

Dom Vital Corbellini